Prefeitura entrega diplomas para alunos da Inclusão Digital
11-12-2015 11:45

Com a chegada do mundo eletrônico e a tendência crescente das empresas disponibilizarem seus serviços e produtos através da internet, garantir o acesso às tecnologias de informação e comunicação, através da Inclusão Digital, tem sido uma das missões da Prefeitura de São José dos Pinhais. Por meio de cursos de capacitação, destinados as pessoas de baixa renda, atividades como realizar pesquisas, mandar emails e buscar notícias através do computador, têm tornado-se mais fáceis.

Na noite da última quarta-feira (9) o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, acompanhado do vice-prefeito Toninho da Farmácia, do secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto, e do vereador Luiz Monteiro, acompanhou, na Câmara de Vereadores, a solenidade de entrega de 400 certificados do curso de Inclusão Digital, da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Os cursos de níveis básico e intermediário formaram pessoas de todas as idades, e com o plenário lotado de formandos e familiares, os participantes assistiram a homenagens feitas pelos instrutores do curso e pelos alunos, em o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos meses.

Parabenizando os formandos, o prefeito Setim recordou um desafio que havia feito para a Secretaria na última entrega de certificados do ano passado. “Me lembro que na última ocasião que estivemos aqui em 2014, eu propus para a nossa Assistência Social que, além de oferecermos o curso de Informática Básica, passássemos também a oferecer o Intermediário. E hoje nós temos a satisfação e a alegria de entregarmos mais de 70 certificados para os participantes deste curso intermediário. É muito gratificante podermos presenciar a evolução deste serviço e também a evolução das pessoas que, junto conosco, hoje conhecem um pouco mais deste mundo digital” afirmou.

As aulas são realizados nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS); Affonso Celso, Alcídio Zaniolo, Cyro Pellizari I e II, Helena Meister, José Zen, Juventude, Miguel Haluch, Parque da Fonte, Centro da Juventude e Casa Verde, em cursos com a duração aproximada de cinco meses. A formação contempla conteúdos como introdução à informática, Windows, digitação, Microsoft Office (Word, Excel 2007 e Power Point) e Internet, com as aulas de 1 hora de duração desenvolvidas especialmente para cada localidade.

“O curso de informática há tempos deixou de ser um diferencial e passou a ser uma exigência na prática de todas as profissões, por isso nós estamos muito felizes em podermos levar este aprendizado para estas 400 pessoas que estão aqui hoje. Este conhecimento que eles adquiriram é de grande valia, pois agora, qualificados, quando surgirem as oportunidades eles poderão disputar de igual para igual no mercado de trabalho. Esta é uma das principais funções que eu acredito que temos frente a Secretaria de Assistência Social: promover a inclusão do cidadão, de fato e de direito na sociedade, em todos os seus âmbitos” disse o secretário Imar Augusto.

Todo processo é oferecido de maneira gratuita para os alunos e o curso completo possuí 40 horas de aulas. Destes cursos podem participar pessoas na faixa etária entre 16 anos até a terceira idade. Realizada de maneira constante, de 2013 até o momento já passaram por pela Inclusão Digital da Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 1.800 pessoas.

Interessados em participar dos cursos de Inclusão Digital em 2016, já podem procurar o CRAS mais próximo de sua residência para realizar a sua pré-matrícula. As aulas das próximas turmas terão início na primeira semana do mês de março.

Informações: (41) 3382-4035

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais