Prefeitura estuda criação de roteiro turístico da imigração polonesa
18-04-2012 20:23

A Prefeitura de São José dos Pinhais e representantes da Colônia Murici já deram os primeiros passos para criação de uma rota turística da imigração polonesa. Um encontro ocorreu na noite desta terça-feira (17) para discutir o processo de implantação do roteiro – para isso, um dos requisitos já foi cumprido, que é a criação de associação de moradores do bairro.

“A mobilização para criar esta associação nos deixou bastante empolgados. Nossa função agora é adequar o que já existe para que a região e os moradores estejam preparados para abrigar e trabalhar na Rota Polonesa”, destaca o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, José Roberto de Oliveira Alves.

Na reunião, foram apresentados novos itens relacionados ao turismo para inserção no Estatuto da associação dos moradores, e também foi informado o calendário para realização de visitas até as propriedades, para que a partir disso seja traçado um perfil e diagnóstico da região e dos moradores.

“Estamos muito interessados em fazer com que a Rota Polonesa seja realmente implantada, pois todos da cidade só têm a ganhar com isso”, explica a presidente da associação de moradores da Colônia Murici, Dolores Picussa.

As visitas para a realização do cadastro serão feitas nos seguintes locais: Costeira, Costeira do Cupim, Murici, Gamela, Avencal, Antinha, Papanduva, Malhada, Saltinho da Malhada e Roça Velha. Logo depois do fechamento dos cadastros, a Secretaria dará um retorno para os empreendedores sobre os dados conseguidos.

A Colônia Murici e região têm forte influência da colonização polonesa, e organiza anualmente a Festa da Colheita, com dança e comidas típicas daquele país.

Hoje, o município conta com roteiro turístico oficial no Caminho do Vinho (Colônia Mergulhão) e está implantando circuito de turismo rural na Campina do Taquaral.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais