Prefeitura faz balanço da vacinação contra a Febre Aftosa
06-06-2016 20:39

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizou durante todo o mês de maio mais uma Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A ação, que é feita em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), garantiu a imunização gratuita dos rebanhos de bovinos e bubalinos do Município.

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa é realizada duas vezes ao ano, sendo a primeira em maio e a segunda em novembro. Durante o mês passado, os produtores vacinaram os seus gados com até dois anos. São José dos Pinhais distribuiu 646 frascos durante o período da vacinação, para 649 produtores. Ao todo, 3.584 animais em idade de vacinação foram imunizados contra a febre aftosa.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Daniella Setim, a vacinação foi além do esperado, “superando as expectativas. Procuramos manter sempre em alta a saúde de nossos rebanhos e ficamos satisfeitos com a grande procura dos produtores para a imunização dos animais. A vacinação é imprescindível para que consigamos garantir uma barreira sanitária na Cidade”, destacou.

Mesmo que a responsabilidade sanitária dos rebanhos seja do Estado, São José dos Pinhais presta um apoio diferenciado, pois é um dos poucos municípios do Paraná que oferta as vacinas gratuitamente. Hoje estão cadastrados junto à Administração Pública 770 produtores de gado, perfazendo um total superior a 9,7 mil cabeças.

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa
A Campanha faz parte do calendário oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ocorre em todo o Brasil nos meses de maio e novembro. A entidade cobra a aplicação da vacina de todos os produtores nacionais e quem não aplica recebe uma multa de aproximadamente R$ 800 até dez cabeças de gado, e se passar deste número, o valor passa a ser de R$ 79 por animal.

Vacinação
O ato de vacinação é uma prática que, embora simples, requer cuidados e o conhecimento necessário para a correta aplicação para, assim, evitar prejuízos aos produtores e danos aos animais. Através de medidas como revisar as instalações, adquirir vacinas em locais confiáveis, manter as doses em temperatura ideal, bom trato aos animais, aplicar a dose indicada com agulhas adequadas, o produtor terá a sua compensação.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais