Prefeitura firma parceria com a Copel para desenvolver turismo na região rural
03-04-2013 12:04

Visando o desenvolvimento do turismo na região rural de São José dos Pinhais, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (SICTUR), Valdir Furlan, esteve nesta terça-feira (2) com o diretor presidente da Copel Lindolfo Zimmer, em reunião articulada pelo deputado estadual Francisco Buhrer, para discutir parceria, que inclui a abertura da Usina Hidrelétrica de Chaminé, para visitas monitoradas.

O secretário Valdir Furlan apresentou os planos da SICTUR para a criação de um circuito de ecoturismo, que tem objetivo de fomentar o comércio, gastronomia e rede hoteleira da região rural, onde a Usina Chaminé entra como um dos atrativos turísticos.

O diretor presidente da Copel acolheu a proposta e colocou a sua equipe de técnicos à disposição para contribuir no projeto que resultará em uma parceria entre a Copel, Secretaria Estadual de Turismo e SICTUR.

Chaminé

O primeiro grande projeto hidrelétrico do Paraná foi a Usina Hidrelétrica Chaminé, em São José dos Pinhais, que teve papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Curitiba. Começou a operar em 1930 - na época fornecia também energia para as cidades de São José dos Pinhais, Campo Largo e Piraquara. A até hoje se mantém funcional e tecnicamente engenhosa, com destaque para o meio de transporte entre a Vila Residencial e a Casa de Força, realizado por um bondinho (trole) em atividade desde 1928.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais