Prefeitura garante atendimento a idosos em situação de risco
22-11-2012 11:56

Idosos em situação de risco ou vulnerabilidade social terão atendimento e melhor qualidade de vida em São José dos Pinhais. Para isso a Prefeitura abriu um chamamento público para entidades socioassistenciais com experiência no acolhimento de pessoas de 60 anos ou mais. O objetivo é celebrar convênio com uma ou mais entidades para garantir 20 vagas aos idosos nessas instituições.

O chamamento é destinado às entidades que prestam Serviço de Proteção Social Especial de alta complexidade de acolhimento para idosos, sem fins lucrativos, que comprovem experiência de trabalho social voltado para acolhimento de idosos. A Prefeitura irá celebrar um convênio de para abrigo institucional no valor máximo de R$2mil mensal, per capita. A duração do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado para até 48 meses.

As propostas das entidades devem ser encaminhadas à Secretaria Municipal de Assistência Social. Serão analisados os aspectos jurídicos, econômicos e fiscais, a infraestrutura física e os recursos humanos da instituição. “Não existe um prazo de término de chamamento público. Ele será encerrado quando as 20 vagas forem preenchidas, sendo que o convênio poderá ser celebrado com uma ou mais entidades”, destaca o diretor da Secretaria, Fernando Firmino.

Essas vagas, de acordo com o diretor, serão destinadas apenas às pessoas de 60 anos ou idade superior que encontrem-se em situação de risco social ou vulnerável, ou por questão financeira, ou denúncia de abusos e maus tratos, que precisem sair do convívio familiar. “Nunca houve uma iniciativa como essa no município. Temos dado muita atenção a esse problema, tivemos os eventos de prevenção e foi criado o Fundo Municipal do Idoso”, destaca Firmino.

“O chamamento foi realizado para incentivar as entidades socioassistenciais do município que estão irregulares a colocarem sua situação em dia para participar e também ampliar para outros municípios participarem”, complementa o diretor. Atualmente, os idosos que se encontram em situações de risco são encaminhados para entidades regularizadas, mas existe a dependência da disponibilidade e do custeio por parte da própria instituição. “A Prefeitura não quer manter essa situação, queremos custear as vagas e garantir o atendimento a essas pessoas”, finaliza Firmino.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais