Prefeitura implanta sistema para gerar cadastro único de intenção de vagas em CMEIs
28-04-2015 20:41

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através das Secretarias de Educação e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, acaba de lançar um sistema digital de cadastro único de intenção de vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O programa foi solicitado pela Secretaria da Educação à Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico ainda no ano de 2013, quando a atual equipe administrativa verificou a necessidade de diagnosticar a real demanda por vagas na educação infantil.

“Até então o número de crianças em lista de espera por vaga na Educação Infantil era baseado no número de fichas em cada CMEI, sendo que, muitas vezes, a mesma criança tinha cadastro em mais de uma Unidade. Isto gerava duplicidade e até triplicidade de cadastros, fazendo com que número real de crianças em fila de espera não pudesse ser mensurado”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil, Andrea Cardozo.

Durante a última semana as diretoras dos 42 CMEIs conheceram o novo sistema e passaram por treinamento. Para as aulas práticas, trouxeram as fichas de intenção de matrícula dos CMEIs e iniciaram o cadastro digital, que tem o CPF das mães como principal identificador.

Já de início, o software confirmou a existência de duplicidade de inscrições, além de mostrar que diversas crianças já se encontravam matriculados em outras Unidades, o que permitiu dar baixa nestes cadastros.

“Temos o exemplo do CMEI Sossego da Mamãe, que tinha 132 fichas de intenção. Dessas, verificou-se que 55 já estavam matriculadas em outros Centros”, contou Marinês Andriguetto, diretora do Departamento de Documentação.

Até o final de maio todas as Unidades deverão ter seus cadastros digitalizados e on-line, o que vai permitir à Secretaria de Educação melhor planejar obras de ampliações de acordo com a demanda de procura de vagas, além de possibilitar uma maior agilidade na matrícula da criança quando surge uma vaga em um dos CMEIs procurados pela família.

Cadastro de Intenção
Os pais que tem interesse em matricular seus filhos em CMEI, devem procurar a secretaria da Unidade mais próxima de sua casa, munidos de documentos pessoais, comprovante de residência e documentos da criança para fazer o cadastro. Uma vez realizado o cadastro único, se os pais tiverem interesse em tentar vaga em mais Unidades para ampliar a possibilidade de vaga, basta procurar a secretaria destas Unidades e informar os dados, que serão atualizados no sistema.

Quando a matrícula é efetivada em um CMEI, o cadastro sai do sistema e vagas, em todas as Unidades, mantendo apenas a informação real de intenção de vagas.

Para mais informações a família deve procurar o CMEI mais perto de sua casa ou acessar o Portal da Prefeitura, onde é possível também obter a ficha de intenção de vaga.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais