Prefeitura inaugura Ecoponto no Guatupê
28-08-2019 14:20

O prefeito Toninho Fenelon inaugurou na tarde de terça-feira (27) o Ecoponto Guatupê – o terceiro na cidade. Localizado junto ao Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) Helena Meister, tem como objetivo ser um local adequado para o descarte de resíduos .



“Agora a população do bairro Guatupê tem um local adequado para fazer o descarte correto de materiais que antes eram deixados em terrenos baldios, margem de rio ou permaneciam na frente de suas casas até o recolhimento. Esperamos que seja muito utilizado, pois cada um fazendo a sua parte a cidade fica mais limpa e o meio ambiente é o grande beneficiado”, destacou o prefeito Toninho Fenelom dizendo que esse é mais um passo para garantir o futuro das próximas gerações.



Para o secretário de Meio Ambiente Ahirton Sdroieski Jr. a implantação desse Ecoponto vai trazer grandes benefícios ambientais para o município como um todo. “O bairro pertence a bacia do Itaqui, que é um afluente do Rio Iguaçu, tão importante para o município e para o Paraná, e agora com o Ecoponto do Guatupê, muito do lixo que iria parar nesses rios terá destinação correta. Contamos com a colaboração da população para esse grande projeto”, disse o secretário.



Ainda de acordo com o secretário de Meio Ambiente esse projeto deverá ser ampliado para mais bairros, a fim de atender toda a cidade.



Revitalização do CRAS



Na ocasião a Secretaria de Assistência Social Sônia Arruda entregou para a comunidade obras de melhoria que foram realizadas no CRAS Helena Meister e que incluíram pintura nova, reforma do telhado, além do mutirão de limpeza que foi realizado pela comunidade com o apoio do vereador Juliano Martins. “Essas benfeitorias foram possíveis com o uso de recursos do IGD (Índice de Gestão Descentralizada) e trazem melhor ambiente de atendimento o que reflete diretamente na qualidade “, explicou a Sônia Arruda.



Presenças:



Estiveram presentes também na cerimônia o procurador do Município Áriston Ghidin, os vereadores Juliano Martins e Professor Abelino, representantes do Conselho de Meio Ambiente, diretores de departamento das secretarias de Meio Ambiente e de Assistência Social, além de João Veroni, representante da Secretaria de Saúde, e membros da comunidade local.



O que pode ser descartado no Ecoponto:



O Ecoponto está localizado no CRAS Helena Meister, e lá os moradores poderão descartar resíduos de construção e demolição, madeira, sobras de podas, materiais recicláveis, eletroeletrônicos, óleo de fritura, e pneus inservíveis. Não serão permitidos os descartes de lixo doméstico (orgânico), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, e resíduos industriais perigosos em geral.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais