Prefeitura inicia projeto Bairro Sustentável
25-02-2015 09:59

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Meio Ambiente, tem buscado construir junto à população uma cultura de preservação dos recursos naturais por meio da participação de todos.

Além de ações educativas que tem promovido a conscientização para assuntos como preservação dos recursos hídricos e destinação dos resíduos sólidos, por exemplo, a Secretaria de Meio Ambiente agora inicia uma nova fase com o Projeto Bairro Sustentável, que tem por objetivo estimular a construção de um bairro sustentável ambientalmente, através da sensibilização da comunidade, envolvendo ações sistêmicas, voltadas para a promoção de um meio ambiente saudável e equilibrado.

O primeiro encontro do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira (24) com o Grupo de Idosos Afonso Pena, com a apresentação da proposta da Secretaria de Meio Ambiente e uma oficina de reaproveitamento de alimentos promovida por nutricionista da Secretaria de Saúde.

“No nosso dia a dia podemos tomar atitudes que contribuem para a preservação dos recursos, como aproveitar a água da chuva, utilizar sacolas de pano no lugar das de plástico, aproveitar restos de alimentos para fazer compostagem no jardim e separar o lixo orgânico do reciclável, já que o caminhão da coleta seletiva passa toda a semana no bairro”, explicou Sandra Mariotto, chefe da Divisão de Educação Ambiental.

A iniciativa foi aprovada pelo público participante de idosos residentes no bairro que prestaram atenção na palestra e experimentaram a receita do suco. “Muito boa essa iniciativa, vou começar a fazer coisas que eu aprendi aqui e que eu não fazia”, conta Maria Cecília dos Reis. Além de oficinas, o projeto prevê a regularização do esgoto – já que o bairro é assistido 100% pela coleta, assim como a Campanhas de separação de resíduos e arborização das vias, entre outros.

Projeto

“A ideia do projeto surgiu com a necessidade de envolver a comunidade dentro de projetos que já desenvolvemos, mas que precisamos da adesão de todos para a sua efetivação”, explica o secretário de Meio Ambiente, Gastão Vosgerau, dando como exemplo a coleta de resíduos recicláveis que acontece semanalmente em todos os bairros urbanos e que todos podem colaborar.

Segundo Vosgerau, o projeto visa desenvolver diversas ações no bairro, trabalhando em parceria com escolas e associações de moradores. “Ações de educação concretas e convergentes são de extrema importância para a mudança de paradigmas, pois assim fornecem elementos para a busca da consciência ambiental, estimulam a co-responsabilidade através da construção e fortalecimento de valores, habilidades e conhecimentos. Este processo de construção para a cidadania deve buscar a integração e a formação de redes de relações unindo assim o órgão público e a comunidade”.

Por se tratar de um projeto piloto será desenvolvido primeiro no Conjunto Urano, para ser então expandido para os outros bairros. “Independentemente disso, todos os bairros podem também se mobilizar e desenvolver as ações que iremos implantar para juntos construirmos uma Cidade modelo na questão ambiental”, finaliza o secretário.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.