Prefeitura investe em ações de mobilidade para melhorar trânsito
04-11-2013 11:50

Com o objetivo de melhorar o trânsito em São José dos Pinhais, as Secretarias de Transporte e Trânsito e de Urbanismo estão programando uma série de ações de mobilidade urbana. Durante o ano, a Prefeitura vem realizando ações como: a modernização e implantação de semáforos e a criação de binários viários para a fluidez do trânsito.

A Prefeitura está criando um terceiro binário para desobstruir as vias centrais composto pelas ligações: Rua Colombo até a Rua Joaquim Nabuco e a Rua Paulo Leme do Prado com a Rua Zacarias Pereira e a Rua Claudino dos Santos. Para isso tanto a Rua Paulo Leme do Prado, quanto a Colombo serão prolongadas e contarão com um novo trecho.

Hoje, a região central de São José dos Pinhais tem dois binários Rua Voluntários da Pátria/Rua Izabel a Redentora e Rua Passos de Oliveira/Rua Veríssimo Marques.

“A nossa maior preocupação hoje é a mobilidade, pois é um problema a nível nacional. Principalmente São José dos Pinhais que abriga parques industriais automotivos e com isso aumenta a entrada de novos veículos. É fácil ter um carro hoje em dia, mas foi deixado de lado a preocupação com outras alternativas de transporte: o transporte coletivo deixou de ser atrativo; a bicicleta deixou de ser atrativa, até por não é oferecida uma opção de segurança. Nós estamos procurando resgatar a qualidade das pessoas no ir e vir da cidade”, declarou o Secretário de Urbanismo, Marcelo Ferraz César.

O Secretário de Transporte e Trânsito, Adriano Muhlstedt, ressaltou a importância dessas ações conjuntas para o município: “Abrir essas ruas é oferecer alternativas de caminhos para os usuários do sistema de transporte, diminuindo o fluxo de uma via que está com a capacidade superada, dividindo com uma nova. Quando damos essa alternativa, abrindo ruas e ligando localidades, é muito positivo para o trânsito e mobilidade. Trânsito fluído e mobilidade andam juntos. Se temos pouca mobilidade, teremos muito trânsito e se tivermos uma boa mobilidade, como localidades ligadas por vias arteriais ou vias locais, melhora a fluidez do trânsito”.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais