Prefeitura irá inaugurar duas novas Escolas
18-03-2015 08:18

No mês de aniversário da Cidade, a Secretaria da Educação de São José dos Pinhais irá inaugurar duas novas Escolas: a Leopoldo Scherner, no Guatupê, e a nova Escola Especial para Surdos Ilza de Souza Santos, no São Cristóvão.

A implantação das Escolas faz parte do programa Avança, que está promovendo entre outras ações, obras de reforma e melhorias nas Unidades, construção de quadras poliesportivas e a construção de 11 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

A cerimônia de inauguração da Escola Especial Ilza Santos será dia 24 de março (terça-feira). Os 15 alunos já estão frequentando a nova Escola, que antes funcionava em uma residência adaptada e compartilhada com o Centro de Atendimento Especializado Dom Pedro II, no bairro Silveira da Motta.

No fim do ano passado a Prefeitura iniciou as obras de reforma e adaptação de um dos blocos da Escola Padre Pedro Fuss, que ganhou estrutura de Escola independente, com secretaria, sala de professores, três salas de aula e sala de informática. Além disso, os alunos surdos contam com toda a estrutura da Escola Municipal Padre Pedro Fuss, e compartilham todos os demais espaços, como refeitório, biblioteca, sala de informática, parque, pátio e ginásio de esportes, o que permite a convivência e a integração de todas as crianças: uma verdadeira inclusão.

Guatupê
Outro local que recebeu obras de reforma e melhorias foi o prédio localizado no Guatupê, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social Helena Meister. “Com a construção das moradias e realocação das famílias beneficiadas pelo projeto Parque Linear do Itaqui, a Prefeitura implantou uma nova escola para atender as crianças ”, explicou a secretária de Educação, Neide Setim.

A nova Escola do Guatupê conta com quatro salas de aula, refeitório, cozinha, pátio aberto, estacionamento, biblioteca, e tem capacidade para atender a demanda de 105 alunos. Ela será inaugurada no próximo dia 31 de março (terça-feira) com o nome de Escola Municipal Leopoldo Scherner, uma homenagem ao professor e poeta são-joseense, falecido em 2011.

Quem foi Leopoldo Scherner
Nasceu em 22 de julho de 1919, em São José dos Pinhais. Cursou o primário nessa Cidade, o ginásio em Rio Negro, o clássico no Rio de Janeiro. Cursou Letras Neolatinas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade do Brasil, hoje Universidade do Rio de Janeiro, além de Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná.

Foi professor de Literatura Portuguesa, Língua Portuguesa e Filosofia Romântica nos cursos de Comunicação Social da PUC – Paraná. Membro da Academia Paranaense de Letras, ocupou a 5ª cadeira, sucedendo o poeta Tasso da Silveira. Fundou o Campus São José da Universidade Católica, e foi seu primeiro diretor de 1991 a 1995. Membro do Conselho de Cultura, participou da assinatura do termo de geminação entre São José dos Pinhais e Montemor-O-Velho, Portugal.

Dinâmico, educado, poeta, cronista, filólogo, professor e escritor de histórias infantis, dois fatores o caracterizaram: o interesse por Portugal e a liderança entre os jovens. Faleceu em 27 de janeiro 2011.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.