Prefeitura oferece incentivo aos produtores rurais com o programa Terra Fértil
18-02-2015 19:15

Com o objetivo de incentivar e contribuir com o trabalho dos produtores rurais de São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento desenvolve atividades que incrementam a produtividade agrícola. Uma destas ações é o programa Terra Fértil, que oferece aos agricultores serviços de análise de solo e fornecimento de calcário.

O programa, que atua na correção da fertilidade do solo, tem o objetivo de facilitar e mapear a utilização de corretivos da terra, fornecendo calcário para que os pequenos produtores rurais do Município possam obter uma produtividade maior em suas propriedades agrícolas. Para participar do programa é necessário preencher alguns requisitos:

– Ser produtor rural do Município e estar devidamente cadastrado na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais;

– Preencher formulário de inscrição específico do programa a cada ano que desejar ser beneficiado;

– Obter avaliação técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, que será realizada pelos seus técnicos e/ou da Emater por meio de visita técnica com coleta de amostras do solo das áreas a serem corrigidas.

Após este procedimento as amostras coletadas são enviadas a laboratórios de solos, credenciados pelo Município, para análise química, física e, se necessário, de micro elementos, para que depois os técnicos possam fazer a recomendação relacionada à utilização dos corretivos e fertilização do solo.

A quantidade de corretivo a ser fornecida para cada produtor rural depende da análise realizada em cada solo, com um limite máximo estabelecido de 30 toneladas por ano. Para o secretário de Agricultura e Abastecimento em exercício, Jandir Alexandro Anghinoni, o Terra Fértil é mais do que um simples incentivo ao agricultor. “O programa é importante porque está corrigindo problemas graves que existiam no solo da nossa região rural. Com isso também estamos fazendo com que os produtores utilizem menos insumos e elevem a sua produtividade. Outro ponto importante é a manutenção do produtor rural na sua atividade, valorizando a agricultura familiar” explica.

Entre 2013 e 2014 foram mais de mil produtores atendidos com a coleta de amostra de solo, análise do mesmo e posterior interpretação dos resultados por um engenheiro agrônomo da Secretaria, sendo que destes, 276 produtores necessitaram do fornecimento de calcário, totalizando uma entrega de mais de 5 mil toneladas neste período. O único custo do programa arcado pelo produtor é o frete do produto até a sua propriedade.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais