Prefeitura planeja criar pólo turístico natalino em SJP
02-09-2011 11:28

Com o objetivo de proporcionar magia e encantamento durante o período natalino, a Prefeitura de São José dos Pinhais planeja expandir as atrações natalinas e atrair turistas para a cidade, com atividades direcionadas para a família toda nesta época do ano.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Christian Bundt, o objetivo é criar um roteiro turístico na cidade. “Estamos na 12ª edição da Casa do Papai Noel e queremos promover outros eventos tão importantes como este que leva alegria para a população, promove o turismo e fomenta o comércio”, destaca.

O intuito da Prefeitura é realizar, além da tradicional Casa do Papai Noel, atividades no Parque de São José dos Pinhais, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e um “Festival de Natal” através de parcerias com a iniciativa privada, com atrações diversas e atividades na Rua XV de Novembro, como a Caminhada de Natal – um teatro móvel onde o público acompanha o espetáculo sobre o nascimento de Jesus caminhando até os cinco palcos temáticos que serão montados ao longo do calçadão.

Outras atividades integrantes do “Festival de Natal” serão um teatro itinerante a ser levado a diversos bairros da cidade, através de uma carreta-palco; uma Vila Encantada dos Duendes, com bonecos que ajudam a preparar os presentes a serem entregues pelo Papai Noel; além do Natal das Nações, um evento de integração dos povos através da participação de grupos folclóricos e corais.

Para a realização do “Festival de Natal”, a Prefeitura busca apoio na iniciativa privada, através da lei federal nº 8.313, conhecida como Lei Rouanet de incentivo à cultura. Criada em 1991, a Lei Rouanet é uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Os incentivadores que apoiarem algum projeto que se enquadra nos requisitos desta lei, como o Festival do Natal, podem ter o valor desembolsado – total ou parte dele - deduzido do Imposto de Renda.

“No caso do Festival de Natal de São José dos Pinhais, as empresas que se tornarem parceiras do evento poderão abater 100% do valor doado no Imposto de Renda. Além disso, estarão contribuindo para levar cultura para os diversos bairros da cidade”, explica o responsável pela organização do evento Guilherme Klopffleisch.


Fotos: João Fernandes

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais