Prefeitura programa série de melhorias para o Parque
17-06-2011 10:07

A população de São José dos Pinhais já mostrou aprovação ao Parque da cidade - especialmente nos finais de semana, quando o novo espaço de lazer e prática de atividades físicas do município recebe grande número de pessoas que desfrutam das instalações. E nos próximos meses, o espaço ainda receberá gradualmente uma série de novidades.

Quem vai até o Parque de São José dos Pinhais hoje pode aproveitar as academias da Melhor Idade e Primeira Idade, pista para caminhada e corrida, playground infantil, lago e quiosques com churrasqueira. Para garantir a segurança dos frequentadores, um posto da Guarda Municipal fica dentro do Parque e realiza rondas 24h durante todos os dias da semana.

Ainda neste mês, começam a ser instaladas 10 mesas de pedra com jogos de tabuleiro, como damas e xadrez, que ficarão fixas no Parque. Também estão sendo feitas as obras para os banheiros e atrás do playground infantil será construída uma pista para as crianças andarem de patinete, skate e roller. Para as próximas semanas estão previstas melhorias para as churrasqueiras, também será refeita a ponte que liga a Avenida das Américas ao Parque; e iniciada a instalação de um bicicletário.

No segundo semestre, o Parque vai contar ainda com o Horto Municipal, que funcionará como um complexo ambiental voltado principalmente para as crianças do município. O espaço terá uma grande estufa que vai abrigar uma variedade de espécies de mudas de árvores e de flores; uma estação de tratamento de esgoto, por lodo ativado, onde o processo poderá ser acompanhado; uma composteira que fará o processamento de resíduos orgânicos; e o Jardim das Sensações, no qual os visitantes farão o percurso de olhos vendados para sentir a textura e o cheiro das plantas, e depois o refarão observando tudo o que sentiram.

Para buscar as crianças nas escolas, a Prefeitura irá disponibilizar um ônibus da educação ambiental movido a biodiesel – combustível feito a partir do óleo de cozinha usado, coletado pelo programa Municipal de Coleta, Tratamento e Reciclagem do Óleo de Origem Vegetal.

Até o final do ano, o Parque ganhará também quiosques para a alimentação. A secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira da Silva, ressalta que é fundamental que as pessoas tenham zelo pelo novo Parque. “O espaço é de todos e tem que ter a cara do freqüentador. Por isso, é preciso que as pessoas tenham cuidado e ajudem a chamar a atenção de quem não tem. Não queremos que o Parque fique feio e depredado”, afirma.

Léia Cristina Zanatta, de 32 anos, começou a frequentar o Parque desde antes da inauguração. Ela gostou muito do ambiente, principalmente porque agora não precisa mais ir até Curitiba nas suas horas de lazer. A filha dela, de seis anos, também se diverte no playground. “O Parque ficou muito agradável, está bem sinalizado e com instalações bem legais”, afirma.



Fotos: Silvio Ramos

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.