Prefeitura promove workshop “Vida no Trânsito”
22-10-2015 19:58

Nesta quinta-feira (22) a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, promoveu um workshop voltado ao programa Vida no Trânsito, que envolveu diversos órgãos e servidores no auditório do Hotel Paraná Golf.

Através das ações da Comissão Municipal Intersetorial da Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, São José dos Pinhais se destaca na área de educação no trânsito e demais ações de prevenção, mobilidade urbana, conscientização e qualificação dos agentes de trânsito.

O objetivo do evento que reuniu representantes das Guardas Municipais do Município e de Curitiba, bem como representantes do Detran Paraná, e as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, foi promover a reflexão acerca da prática de projetos, qualificação, troca de experiências e o desenvolvimento de um planejamento para ações futuras.

Para Josiane Arruda, presidente da Comissão Municipal Intersetorial da Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito, o trânsito é um desafio comum à maioria dos Municípios, por isso o workshop é importante no intuito de novas ideias e compartilhamento de ações para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito. “Em 2013 iniciamos o Vida no Trânsito que é um projeto mundial de segurança no trânsito, hoje temos equipes multidisciplinares que promovem ações de fiscalização, educação e pesquisa de campo para que possamos saber os fatores e locais de riscos em São José dos Pinhais”, comentou Josiane.

O secretário de Transportes e Trânsito, Claudio Alves, destacou a importância da educação no trânsito que é um trabalho desenvolvido nas escolas do Município, como sendo a base das ações que serão multiplicadas para os pais e demais motoristas. “Hoje educamos primeiro as crianças e depois os pais, eles serão agentes multiplicadores da importância de uma postura mais assertiva no trânsito, no sentido de aumentar a segurança de cada cidadão”, disse Claudio.

São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu são os únicos municípios, fora das capitais com mais de um milhão de habitantes, que fazem parte do programa Vida no Trânsito. O prefeito Luiz Carlos Setim comentou que nos últimos dez anos houve um crescimento no número de mortes no trânsito, além de um aumento da frota de veículos no Município. “Nossa intenção é sair dessa estatística negativa, por isso a importância de ações como esse workshop e das ações de educação no trânsito, realizado através de um trabalho conjunto em todas as nossas escolas e junto aos motoristas e pedestres”, finalizou Setim.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais