Prefeitura quer incentivar a formalização das indústrias de cerâmicas no município
08-11-2013 11:16

Na manhã desta quinta-feira (7), o prefeito Luiz Carlos Setim, reuniu-se com os secretários de Indústria Comércio e Turismo, Vadir Furlan, de Meio Ambiente Gastão Vosgerau, além de representantes da Secretaria de Urbanismo e da Associação de Ceramistas de São José dos Pinhais.

Na reunião foram tratados assuntos concernentes a atividade exercida em São José dos Pinhais, como a criação de políticas públicas que viabilizem a regularização das empresas.

Atualmente, São José dos Pinhais produz mais de 14 milhões de peças de cerâmica por mês e possui 136 olarias cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente. A cidade está entre os maiores polos da indústria cerâmica do Brasil.

Apesar disso, segundo o representante da Associação dos Ceramistas, Altevir Buhrer a maioria das olarias não está regularizada, pois funcionam de forma familiar e artesanal. “Devido à simplicidade de muitas famílias de oleiros não terem um conhecimento mais profundo da parte burocrática, alguns não mostram interesse na regularização do cadastro das olarias”, disse Altevir, que também elogiou o apoio da Prefeitura. “Esta gestão é a que mais está ajudando os oleiros, pois aposta na melhoria do setor”.

O prefeito Setim reiterou que a Prefeitura apoia o desenvolvimento do setor, mas para isso é preciso que todos façam a sua parte. “Sair da informalidade só vai trazer vantagens e benefícios, como por exemplo, obter crédito para ampliar os negócios e poder realizar vendas com nota, que hoje é exigida pelos construtores e lojas”, disse Setim lembrando que o custo para regularização é acessível.

Casa do Ceramista

Uma das propostas apresentadas pela Associação dos Ceramistas é a criação da Casa do Ceramista, projeto que está sendo acompanhado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, e tem por objetivo ser um ponto de referência que proporcione suporte técnico, informação e incentivo ao setor.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais