Prefeitura realizou ação de orientação sobre segurança no trânsito
23-09-2013 20:19

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através das Secretarias de Segurança, de Saúde e de Transporte e Trânsito, realizou no último sábado (21) uma ação em alusão à Semana Municipal de Trânsito, que acontece simultaneamente à Semana Nacional de Trânsito, cujo tema é “Álcool, outras drogas e a segurança do trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”.

A ação contou com um estande na rua XV de Novembro, em que foram passadas orientações aos passantes e um jogo de perguntas e respostas sobre a legislação de trânsito para ciclistas e sobre drogas. O cidadão tinha que encher um balão até estourar e quem respondesse corretamente a pergunta que estava dentro, ganhava uma camiseta.

Em seguida, foi realizada uma simulação de acidente entre as ruas: Voluntários da Pátria e a XV de Novembro. A encenação foi um pedestre que foi atropelado enquanto atravessava fora da faixa por um condutor que estava embriagado. Durante a ação, muitos pedestres pararam para assistir o socorro simulado pelo SAMU 192 e receber orientações sobre a segurança defensiva no trânsito.

Semana Nacional de Trânsito

O tema da Semana Nacional de Trânsito desencadeia o tema que será discutido e trabalhado até setembro de 2014 e tem o objetivo de orientar e alertar os cidadãos sobre a importância das práticas de segurança adotadas e a prevenção de acidentes, levando o cidadão a refletir sobre sua responsabilidade como parte integrante do sistema viário.

Será discutido também a responsabilidade do cidadão quando assume o risco de dirigir alcoolizado, falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante.

Durante a Semana, que acontece entre os dias 18 a 25 de setembro, a Secretaria de Transporte e Trânsito, através da Coordenação de Educação para Trânsito, realizou diversas atividades envolvendo a população como blitz educativa, simulação e passeios ciclísticos.

Confira a programação para os dias 24 e 25 de setembro:
24 / Setembro. – Á definir Blitz educativa.
25 / Setembro. 18 horas Saída: Shopping São José.Chegada: Famec Desafio intermodal.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais