Prefeitura retoma programa de castração gratuita para animais domésticos
13-02-2013 15:48

O objetivo principal desse Programa é o controle populacional de cães e gatos no Município e reduzir o índice de abandono

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de São José dos Pinhais está retomando este ano o Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina. Nesta quinta-feira (14), os moradores da região do Guatupê foram chamados para a avaliação de seus animais.

A avaliação acontecerá no Parque de São José dos Pinhais e nesse dia serão avaliados 45 animais, sendo que todos os donos já passaram pela palestra. Os animais que estiverem aptos à cirurgia serão castrados no dia 19 (terça-feira) no mesmo local, com o auxílio da Universidade Federal do Paraná, através da UMEES, o “Castramóvel”.

Programa
O programa da Secretaria de Meio Ambiente visa realizar castrações gratuitas em animais da população de São José dos Pinhais. As castrações podem ser feitas tanto em cães como gatos, machos ou fêmeas de proprietários que residem no Município. O objetivo principal desse programa é o controle populacional de cães e gatos, além da redução do índice de abandono pelas ruas.

Para ter o benefício, o morador deve ligar ou comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, com seus documentos CPF e RG, endereço e dados do animal que pretende castrar. Após preencher o cadastro, o proprietário participará de uma palestra informando os cuidados que se deve ter com o animal no período antes e após a cirurgia.

Cada cadastro é analisado individualmente, conforme os objetivos de cada proprietário em castrar o animal. O proprietário é então chamado para levar seu animal para ser avaliado pelos Médicos Veterinários. Se o animal estiver com saúde, livre de doenças e gestação, ele poderá ser castrado. Em 2012 cerca de 1.400 animais foram castrados através do programa em São José dos Pinhais.

Mais informações 3398-2694 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Setor de Guarda Responsável.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais