Prefeitura vai economizar 90% de energia com semáforos de LED
06-03-2013 16:41

Modernização dos equipamentos pode representar uma redução de até 90% no consumo de energia dos sinais de trânsito

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de São José dos Pinhais iniciou neste primeiro bimestre de governo um estudo para a realização da substituição dos semáforos gradativos existentes hoje, aqueles com luzes que se apagam aos poucos, por novos sinais de tecnologia LED (Light Emiting Diode).

A tecnologia LED hoje está sendo muito utilizada em diversos segmentos. Seu principal atrativo é ter como principio ativo a emissão de luz e não emissão de calor, diferente da lâmpada incandescente. Com isso, o consumo de energia necessário para o equipamento funcionar é bem menor, um semáforo de LED chega a consumir 90% menos que um semáforo com lâmpadas convencionais.

Nos semáforos gradativos existentes hoje em São José dos Pinhais estão presentes 13 lâmpadas incandescentes e cada uma dessas lâmpadas consome cerca de 100 watts. O equipamento todo de LED tem um consumo que varia entre 8 e 10 watts e uma capacidade de iluminação 5 vezes maior. Essa capacidade de iluminação é importante porque tendo um equipamento de LED em determinado local, que tenha incidência direta de raios solares no sinal, ainda é possível enxergar e diferenciar quais são as cores que estão acessas, diferentemente do que acontece com as lâmpadas incandescentes.

Outro problema dos semáforos gradativos, apontado pelo diretor do departamento de Trânsito de São José dos Pinhais, Eduardo Camargo Umbria, é o alto custo da manutenção: “praticamente todos os dias é necessário fazer uma manutenção e uma verificação dos equipamentos existentes. As lâmpadas incandescentes têm garantia de funcionamento de 8 e 10 mil horas, mas, em função do desgaste sofrido pelo sol, pela chuva, ventos, o filamento delas acaba se deteriorando. O LED não apresenta esse problema”.

Ainda segundo Eduardo a tecnologia LED ganha também na relação custo benefício: “o tempo de uso de um equipamento de LED é de 5 anos, e após esse período ele geralmente não queima, só vai diminuindo a potência em relação à inicial. Além disso o custo de instalação, cabeamento e manutenção destes semáforos é menor”.

Todos os novos equipamentos que estão sendo instalados na cidade já são de tecnologia LED e aos poucos a Secretaria pretende substituir os já existentes. Essa mudança deve começar pelos principais corredores do centro da cidade, passando pelas ruas Veríssimo Marques, Passos de Oliveira, Izabel A Redentora e Voluntários da Pátria.


Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais