Prefeitura vai repassar aos catadores lucro com a venda de materiais recicláveis
03-03-2011 18:00

A Prefeitura de São José dos Pinhais firmou na tarde desta quarta-feira (02) um termo de compromisso que irá favorecer as associações de catadores da cidade. Através do acordo, as associações serão beneficiadas com parte dos recursos financeiros obtidos com a comercialização dos resíduos recicláveis provenientes da coleta seletiva do município, triados na Central de Triagem e Valorização de Resíduos Recicláveis, que entrou em funcionamento experimental há poucos dias.

De acordo com a secretária municipal do Meio Ambiente, Edilaine Vieira da Silva, o dinheiro recebido pelas associações será empregado em infraestrutura, novos materiais para os catadores, uniformes e melhorias nas instalações de cada associação. “O objetivo desta parceria é promover a inclusão social do catador, através da estruturação e autonomia da associação”, explica a secretária.


A primeira entidade beneficiada, que também firmou o acordo com a SEMMA nesta quarta, é a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho, que recebe a parceria com felicidade. “Este acordo é muito importante para nós, vai beneficiar todos os nossos 46 associados. Com o dinheiro que iremos receber, vamos investir na nossa infraestrutura e melhorar as condições de trabalho dos catadores”, comemora Irineu Guimarães, presidente da Associação de Catadores Moranguinho.

A ação é uma parceria da SEMMA com a Secretaria Municipal de Assistência Social. As associações beneficiadas deverão entregar uma prestação de contas mensal à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, contendo a discriminação de todos os gastos e aplicações do dinheiro recebido.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais