Programa das Nações Unidas aponta segurança cidadã de SJP como modelo no Brasil
08-05-2012 11:44

Os programas de segurança cidadã de São José dos Pinhais, como a Guarda Comunitária, o apoio à formação dos Conselhos Comunitários e a aplicação exemplar de programas do Ministério da Justiça, foram os únicos de uma prefeitura municipal do Brasil apontados como bons exemplos a serem mostrados em oficina do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Lauro de Freitas - BA, região metropolitana de Salvador, nos dias 7, 8 e 9 de maio.

A Prefeitura de São José dos Pinhais participará da oficina “Doadores de Experiência”, do Programa Conjunto Interagencial “Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras”. Juntamente com o exemplo de São José dos Pinhais, a oficina contará com a participação de mais de 19 projetos bem-sucedidos, brasileiros e latino-americanos, na área de segurança e cidadania – a grande maioria deles ligados a ONGs e projetos da comunidade. São José dos Pinhais foi escolhida por ser um município que chamou para si a Segurança Pública, mas não de forma meramente repressora e sim integrada com diversas ações de inclusão e cidadania.

O Programa Conjunto visa desenvolver ações dirigidas a prevenir a violência que afeta crianças, jovens e adolescentes entre 10 e 24 anos de idade em situação de vulnerabilidade.

A consultora do PNUD e socióloga Rita de Cássia Lima Andréa foi quem indicou o trabalho da Prefeitura de São José dos Pinhais para o programa do PNUD. Ela explica que os temas das oficinas foram escolhidos a partir dos diagnósticos elaborados em cada município. “O projeto da ONU busca modificar situações de violência e criminalidade, através da prevenção com a participação do cidadão. O trabalho feito pela Prefeitura de São José dos Pinhais nesse sentido é de muito êxito”, detalha.

O Programa é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. Desse modo, este Programa reúne a experiência diferenciada de cada parceiro: as agências da ONU e o Ministério da Justiça. Dentro da metodologia do projeto, já aconteceram as fases de diagnóstico e as oficinas e seminários devem trazer novas perspectivas de experiências bem sucedidas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, convidado para ministrar a palestra pelo PNUD, São José dos Pinhais foi o único projeto agraciado de uma prefeitura municipal no Brasil pelo trabalho realizado nos últimos três anos e meio. “Tivemos grandes avanços e nos destacamos entre as regiões metropolitanas de todo o país, graças à sensibilidade do poder público em investir em um projeto de segurança com compromisso social”, afirma.

O Programa Conjunto Interagencial “Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras” é uma iniciativa com financiamento do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, composto por seis Agências do Sistema das Nações Unidas: PNUD, UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, OIT – Organização Internacional do Trabalho, UN-HABITAT – Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância.

As ações do Programa Conjunto estão sendo desenvolvidas em áreas geográficas específicas: Bairro Itinga, em Lauro de Freitas (BA); Região Nacional, em Contagem (MG); e Região Administrativa VII São Pedro, em Vitória (ES). Estes municípios foram escolhidos por meio de um edital público, que recebeu mais de 82 inscrições de municípios das várias regiões metropolitanas do país.



Fotos: João Fernandes

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais