Programa Sacolão Verde reinicia com atendimento a mais dois bairros
02-03-2011 16:11

Para alegria daqueles que esperam as verduras frescas do Sacolão Verde, o programa da Prefeitura de São José dos Pinhais reiniciou os trabalhos em 2011. Vários bairros da cidade são atendidos por essa iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, que está no seu 12º ano de funcionamento.


A troca, sem dúvida, vale a pena: 10 quilos de resíduos recicláveis são recompensados com uma sacola cheia de verduras, como alface, acelga, brócolis e repolho – a variedade depende da época do ano. Estão sendo incluídas na sacola banana, cebola verde e salsinha, em virtude do excedente de produção da Cooperativa Agroindustrial da Colônia Castelhanos (Coocastel).


Atualmente, o programa atende os bairros Cidade Jardim, Colônia Rio Grande, Itália, Ipê, Jardim Alegria, Jardim Alvorada, Jardim Bandeirantes, Jardim Fabíola, Jurema, Libanópolis, São Paulo, Quissisana e Vila Bonde. Segundo o responsável pelo programa, Geraldo Luiz Guimarães, o Sacolão deverá estrear também na Borda do Campo e no São Cristóvão, na Vila Palmira, no próximo mês, assim que for feita a divulgação pelos responsáveis por esses locais. O secretário municipal da Agricultura, Pedro Persegona Filho, explica que o programa está sendo levado à Vila Palmira porque o local faz parte do projeto de revitalização do Rio Ressaca. “A intenção é fazer um trabalho antecipado de conscientização dos moradores do local sobre o destino correto do lixo. A ideia é mostrar às pessoas que o que é descartado vale dinheiro e fortalecer a agricultura familiar”, afirma.


“Tem pessoas que ficam contando os dias para pegar o sacolão”, conta Guimarães. São cerca de 1.500 sacolas distribuídas mensalmente pela Prefeitura. O trabalho só é possível devido a uma parceria entre diversas pessoas e entidades, como a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que disponibiliza o caminhão de coleta de material e encaminha para a central de resíduos do município.


“É um trabalho muito interessante, pois beneficia o produtor, colabora com o meio ambiente e ajuda no abastecimento e na alimentação da população”, define Guimarães. Ele explica que qualquer pessoa pode fazer a troca, mas é preciso cuidar para não perder os tíquetes distribuídos quando o lixo é entregue, pois eles devem ser apresentados na hora de pegar a sacola de verduras.

Sobre o programa


O Sacolão Verde teve início em outubro de 1999, na Cidade Jardim. O programa foi implantado porque os produtores rurais pediram ajuda à Prefeitura porque estavam perdendo grande parte da produção. O sistema de troca foi a alternativa encontrada para reduzir o prejuízo dos agricultores.
O programa se estendeu a outros bairros da cidade e continua crescendo até hoje.

Serviço


A Secretaria Municipal de Agricultura tem um cronograma específico para cada bairro que o programa atende. Informações sobre o dia e horário em que será possível fazer a troca em cada bairro podem ser obtidas pelo telefone: 3381-5827.




Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais