Público lota praça central de São José durante Caravana da Cultura
04-11-2010 17:31

A Praça 8 de Janeiro, no centro de São José dos Pinhais, ficou pequena para o número de pessoas que foram conferir os grupos artísticos durante as apresentações no primeiro dia da Caravana da Cultura nesta quinta-feira (04). O público pôde assistir às atrações de teatro, dança e música. A ação, que vai até sexta-feira (05), é organizada pela Secretaria Municipal da Cultura e tem o objetivo de chamar a atenção da população para os artistas locais. No mês de novembro, a Caravana vai percorrer os bairros da cidade

Segundo a secretária da Cultura Elisete Aparecida Ferreira Farias, o evento tem como finalidade integrar a cultura local e a população. “Para fazer esta sinergia, é necessário um espaço físico adequado. Aqui na cidade nós ainda não temos local apropriado em todos os bairros. A melhor opção foi utilizar a estrutura circense, que tem a característica itinerante”, explicou. No entanto, a Caravana da Cultura, no centro da cidade, não foi montada como tenda de circo por uma questão de espaço. “Para colocar a lona, nós precisamos de uma área maior. Nesta primeira etapa, na praça central, nós instalamos barracas”, disse.

Para a coordenadora da dança na Secretaria Municipal da Cultura, Evelyne Correia, a população são-joseense sempre dá respostas positivas aos artistas locais. “A cada evento que fazemos, as pessoas comparecem e participam”, afirma. A programação da Caravana conta também com atrações como: música, contação de história, poesia e artes plástica, além da Feira do Livro, em comemoração aos 70 anos da Biblioteca Pública Municipal Schaffenberg de Quadros. A feira ficará na rua XV de Novembro, em frente à biblioteca entre até sábado (6).

As estudantes Priscila Andreza de Abreu e Ana Fernanda Pinto, ambas com 15 anos, se apresentaram pela primeira vez na Caravana e ficaram felizes com a reação do público. “Nós começamos em junho os ensaios para a apresentação. Ver o resultado aqui no palco é muito legal”, conta Priscila.

“É muito importante esta ação da prefeitura em retomar as atividades culturais na praça central. É uma oportunidade para, principalmente, os adolescentes manterem a mente ocupada”, afirma a representante de atendimento Antônia de Fátima Pereira Moro, 38 anos, que parou para conferir a apresentação dos grupos de dança.

De acordo com o coordenador de teatro na Secretaria Municipal da Cultura, Fernando Klug, as peças foram montadas para fazer o público se divertir. “Os espetáculos também têm o objetivo de passar mensagens sobre temas importantes. Além disso, os jovens atores podem mostrar o trabalho”, disse.

TEATRO DE BONECOS
Uma das atrações mais esperadas da Caravana é a apresentação do teatro de bonecos. O responsável pela montagem do espetáculo é o Grupo de Teatro de Bonecos São José. A apresentação “Estrelas” reúne performances de alguns personagens da música internacional feita com as marionetes. A apresentação do grupo está marcada para a sexta-feira (05) a partir das 15h30 na tenda da Caravana da Cultura.



Fotos: Silvio Ramos

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.