Quatro enxadristas de São José dos Pinhais estão entre os três melhores do Brasil
22-04-2019 20:57

São José dos Pinhais colocou quatro enxadristas entre os três melhores do país nos campeonatos brasileiros de xadrez, realizados entre os dias 18 a 21 de abril. O FENAC (Festival Nacional da Criança) aconteceu na cidade de Florianópolis-SC e reuniu jogadores nas categorias sub 8, 10, 12 e 14. Já o FENAJ (Festival Nacional da Juventude) foi realizado em Juiz de Fora – MG e contou com enxadristas das categorias sub-16 e sub-18. A delegação são-joseense em Santa Catarina foi composta por oito jogadores e a enxadrista Clara Machado Juliatto representou o município em Minas Gerais. Confira os principais destaques:



O Retorno do Campeão



Terceiro melhor do Brasil e quinto melhor da América do Sul na categoria sub-8, Dimitri Vinícius da Silva Ferraz teve um 2017 espetacular. Cotado como uma das grandes promessas do xadrez brasileiro, o pequeno enxadrista teve um 2018 abaixo das expectativas. Um breve afastamento do xadrez foi necessário para voltar aos trilhos. Felizmente, ele está de volta. Depois retomar as atividades no Festival Paranaense de Menores, Dimitri teve uma atuação excepcional e tornou-se vice-campeão brasileiro na categoria até dez anos, para a alegria dos pais Péricles e Juliana.



A Grande Revelação



A principal revelação do xadrez são-joseense no ano atende pelo nome de Felipe Cruz Macedo. Destaque no Circuito Escolar de São José dos Pinhais, Felipe teve um mês de abril para nunca sair da memória, campeão paranaense e vice-campeão brasileiro na categoria até oito anos. Cosme e Daniela estão emocionados com o rápido desenvolvimento do filho.



Regularidade Excepcional



Com apenas 12 anos, Matheus Henrique de Oliveira Salvadego já tem um nome de peso no xadrez nacional. Campeão Sul-americano em 2017, Campeão Brasileiro em 2018, capitão da equipe campeã dos Jogos da Juventude em 2018. De acordo com o ranking da Federação Internacional (FIDE), Salvadego é o 80º melhor enxadrista do mundo até 12 anos. Em 2019, Matheus terminou com a medalha de bronze no campeonato brasileiro sub-12. Bronze em 2017 e ouro em 2018, pelo terceiro ano consecutivo o enxadrista são-joseense está entre os melhores do Brasil. Um orgulho para os pais Beatriz e Clacir.



A Rainha dos Tabuleiros



Clara Machado Juliatto é um destaque do xadrez feminino. Campeã paranaense de categorias, vice-campeã paranaense adulta, campeã dos Jogos da Juventude, medalhista nos Jogos Abertos. Desta vez, conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro sub-16. Detalhe, Clara não disputou a primeira rodada por problemas no seu voo, o qual foi adiado por questões climáticas. De qualquer forma, um final feliz para a história que encheu de alegria a mãe Ângela e o pai Ezequias.



Ana Lia Grebogi, Leonardo Grigoli, Maria Eduarda Grigoli, Francisco Machado Juliatto e Enrico Machado Juliatto também estiveram representando São José dos Pinhais no FENAC.



Referência Nacional



“É emocionante notar a superação e o desenvolvimento de nossos enxadristas. Além dos quatro premiados, temos outros jogadores de alto nível e com possibilidades de pódio nas próximas competições. De fato, ainda há muito para melhorar, porém, não existem dúvidas de que São José dos Pinhais é um dos principais centros de excelência do país na atualidade. Afinal, são poucas as cidades que conseguem colocar tantos enxadristas entre os melhores do Brasil”, relata o técnico de xadrez e Mestre FIDE, William Ferreira da Cruz.



Fruto de Trabalho



“É uma evolução paulatina. Somos os atuais pentacampeões do Campeonato Paranaense de Menores. Com tantos enxadristas destacados no certame estadual, o aumento no número de enxadristas com destaque nacional acaba sendo natural. Isso é fruto de um trabalho que começa com os professores nas escolas, depois passa pelo Circuito Escolar e chega ao Clube de Xadrez.



Com o envolvimento de pais, professores e diretores, o apoio do prefeito Toninho Fenelon, do vice-prefeito, Thiago Buhrer, do secretário de educação, Imar Augusto, do secretário de esportes, Alessandro Hendler, e de toda a equipe SEMEL, o xadrez crescerá ainda mais em São José dos Pinhais”, ressalta o coordenador de xadrez do município, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.



Agora, os enxadristas são-joseenses se preparam para o Aberto do Brasil de Concórdia, a ser realizado entre os dias 01 a 05 de maio.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais