Sacolão Verde: confira o cronograma de funcionamento do programa para o mês de julho
19-06-2018 15:48

Um recesso estava programado para acontecer no mês de julho, mas a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) de São José dos Pinhais decidiu por continuar com as atividades do Programa Sacolão Verde e, durante o sétimo mês do ano, estará realizando as atividades do programa em 20 bairros. O Programa Sacolão Verde foi iniciado em 1999 e seu objetivo é trocar 15 quilos de materiais recicláveis por uma sacola de, no mínimo, seis quilos com frutas, verduras e legumes provindos de produtores rurais do Município.



De acordo com o diretor do Departamento de Promoção da Produção Primária da SEMAG, Ricardo Dissenha, o recesso foi cancelado em virtude do bem estar das famílias atendidas. “No mês de julho, iremos realizar as atividades de coleta e de troca por produtos orgânicos pois coincide com as férias escolares das crianças. É nossa obrigação ensinar a reciclar e a cuidar do meio ambiente. Além de que passamos por um momento em que as famílias estão tentando economizar e nós, como poder público, conseguimos contribuir com uma alimentação saudável e sem custos; sem contar que absorvemos parte da produção dos agricultores locais em uma época de dificuldade devido ao clima e a greve realizada nos últimos dias”, explica Dissenha.



Sacolão Verde — iniciado em 1999, o Sacolão Verde é um programa que realiza a troca de 15 quilos de lixo reciclável por uma ficha que pode ser trocada por uma sacola de, no mínimo, seis quilos e com uma variedade de cinco hortaliças, vindas direto do produtor rural de São José dos Pinhais. Todos os munícipes podem participar do programa, sendo o limite de duas fichas (sacolas) por família.



Os produtos distribuídos variam de acordo com a época do ano. De um modo geral, entre as verduras, legumes, temperos e raízes estão alface; rúcula; acelga; beterraba; repolho; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abobora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.



Já os materiais recicláveis aceitos para a troca são papeis, plásticos, metais e vidros. O Programa Sacolão Verde contribui com a diminuição do volume de lixo que não é separado do orgânico, o qual acabava tendo o mesmo destino do lixo comum.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais