Sacolão Verde: programa que troca recicláveis por hortifrutis retoma atividades em fevereiro
24-01-2018 18:34

Preservação ambiental com alcance social. Esse é o objetivo do Sacolão Verde, programa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAG) de São José dos Pinhais que retoma suas atividades de coleta no dia 5 de fevereiro. Iniciado em 1999, o Sacolão Verde consiste na troca de 15 quilos de recicláveis por uma ficha que, dois dias depois, é trocada por uma sacola de, no mínimo, seis quilos com uma variedade de até cinco hortaliças vindas diretamente dos produtores rurais do Município.



Todos os municípes podem participar do programa de acordo com o cronograma de coleta e entrega. De acordo com a SEMAG, os produtos distribuídos variam de acordo com a época do ano. Entre as verduras, legumes, temperos e raízes estão alface; rúcula; acelga; beterraba; repolho; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abobora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan.



Para Ricardo Guilherme Dissenha,  secretário em exercício da SEMAG, o programa é um dos principais e mais importante desenvolvidos pela pasta. “Por meio dele é possível oportunizar as famílias carentes uma melhor alimentação, além do cuidado com o meio ambiente, já que programa é a principal forma de tirar o material reciclável do meio ambiente diminuindo a poluição no Município”, explica. Em 2017 foram coletados mais de 400 toneladas de material reciclado por meio do Sacolão Verde. “E também é uma valorização à produção local de hortifrutis. Existe uma lei definindo que os produtos que são distribuídos sejam produzidos em nosso Município”, conta Dissenha.



Os materiais recicláveis aceitos para a troca por hortifrutis são papeis, plásticos, metais e vidros. O Programa Sacolão Verde contribui com a diminuição do volume de lixo que não é separado do orgânico, o qual acabava tendo o mesmo destino do lixo comum.



 



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais