Sacolão Verde retorna nesta segunda-feira (02)
30-01-2015 18:37

O programa Sacolão Verde incentiva a troca de lixo reciclável por verduras, frutas e demais produtos produzidos por cooperativas locais. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento recomeçará o programa no dia 3 de fevereiro. Em 2014, o Sacolão Verde recolheu 370 toneladas de lixo reciclável (22% a mais que 2013 – 302 toneladas) e distribuiu 25.707 sacolas de hortaliças (26% a mais que 2013 – 20.368).

O Sacolão Verde, iniciado em 1999 na primeira gestão do prefeito Setim, consiste na troca de 15 quilos de lixo reciclável por uma ficha que depois pode ser trocada por uma sacola de no mínimo seis quilos com uma variedade de cinco hortaliças, vindas direto do produtor rural de São José dos Pinhais. Todos os munícipes podem participar do programa, sendo o limite de duas fichas (sacolas) por família.

Os produtos que serão distribuídos são verduras, legumes, temperos e raízes que variam de acordo com a época do ano, sendo elas alface, rúcula, acelga, beterraba, repolho, agrião, vagem, berinjela, pepino, couve manteiga, abobrinha, abobora seca, cenoura, inhame, batata doce, couve flor, brócolis, batata salsa, milho verde, batata inglesa, cheiro verde, cebola, tomate, salsão, pimentão, rabanete, banana, laranja, caqui, pêssego, ameixa e ponkan.

Além da entrega de verduras, o programa também ajuda a diminuir o volume de lixo que deixa de ser separado e acabado tendo o mesmo destino que o lixo orgânico. Os materiais recicláveis aceitos para a troca por hortaliças são papeis plásticos, metais e vidros.

Materiais como equipamentos eletroeletrônicos, tubos de televisores, peças de veículos, pneus, lâmpadas em geral, vidros laminados, móveis (inteiro e desmontado) e embalagens de tintas, solventes e resina com resíduos dentro não serão aceitos para a troca. Esses resíduos seguem uma legislação especifica de separação e reciclagem.

Neste ano, o Programa será ampliado para mais duas localizações: São Marcos (Rua Olívio Tozo, 644- ao lado da Escola Eugênia Talamini) e Jardim Nemari (Rua Ângelo Sgarbe, 333- ao lado da Escola Maria Leni Haluch de Bastos).



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais