São José é tetracampeã de Xadrez
14-03-2018 14:19

A equipe de Xadrez de São José dos Pinhais é tetracampeã do Campeonato Paranaense de Menores, realizado em Ponta Grossa entre os dias 9 a 11 de março. Trata-se da principal competição de categorias de base do Estado que reuniu 257 jovens, entre 6 a 20 anos, representando diversas regiões do Paraná.



A delegação são-joseense foi composta por 24 enxadristas, liderados pelos professores Gustavo Horokoski de Souza, Vinicius Rodrigues dos Santos e pelo Mestre da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), William Ferreira da Cruz. O tetra veio após uma disputa acirrada contra as equipes de Ponta Grossa e Curitiba.



“É um consenso que esta foi a edição mais difícil. Curitiba e Ponta Grossa se organizaram com excelência e foram adversários duríssimos. Porém, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, dos treinadores e dos pais, nossos enxadristas conseguiram superar todas as dificuldades para conquistar o título mais uma vez”, afirma o Mestre Fide, William Cruz.



Para conquistar o tetra, os enxadristas do município conquistaram sete pódios em 14 categorias: dois ouros, quatro pratas e um bronze. Destaque para o Campeão Sul-americano sub 10, Matheus Henrique de Oliveira Salvadego, Campeão paranaense sub 12. Em 2017, Matheus já havia conquistado o Paranaense sub 10.



Já Joana Lisboa da Cunha ficou com o título no sub 18 feminino. Joana também possui um currículo de peso com diversas conquistas em nível estadual e nacional. Também subiram no pódio: Wythor Rogério de Oliveira, vice-campeão paranaense sub 14; Ana Lia Grebogi, vice-campeã paranaense sub-10; Clara Machado Juliatto, vice-campeã estadual sub 16; Ana Cavalcanti Moraes, vice-campeã estadual sub 8 e Dimitri Ferraz, terceiro colocado no sub 10.



Agora, os enxadristas são-joseenses tetracampeões disputarão o Festival Nacional da Criança – em Florianópolis – e o Festival Nacional da Juventude – em São Paulo. Esses eventos referem-se aos campeonatos brasileiros de categorias.



“É uma engrenagem. As crianças aprendem xadrez nas escolas, disputam o Circuito Escolar, depois vão para o Clube de Xadrez e os títulos começam a aparecer. Por isso, essa conquista é fruto do empenho de todos, desde os professores nas escolas, até o secretário de Esporte e Lazer, Alessandro Hendler, o vice-prefeito Thiago Bührer e o prefeito Toninho Fenelon. Com o apoio de todos, o xadrez de São José dos Pinhais mantém-se como uma referência no país”, afirma o coordenador da modalidade, Paulo Virgilio Rios.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais