Saúde intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
07-08-2019 17:21

Apesar de nenhum caso registrado de Sarampo no Paraná a Secretaria Municipal de Saúde está promovendo uma campanha de vacinação em todas as Unidades de Saúde.



O Sarampo é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, extremamente contagiosa – mais rápido do que a gripe.



Tem como sintomas febre, tosse seca, coriza, conjuntivite. Após mais ou menos quatro dias do aparecimento desses sintomas, surge o exantema (manchas avermelhadas) que se iniciam pelo nosso rosto e progridem em direção aos pés.



O sarampo é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de secreções nasofaringeas, ou seja tosse, espirro, fala ou respiração.



O período de transmissibilidade ocorre de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema e pode perdurar até seis dias após o desaparecimento do exantema.



O tratamento consiste no isolamento da pessoa doente, pois não existe tratamento específico para sarampo e sim tratamento dos sintomas. 

 



Prevenção:



A melhor forma de prevenção é a vacinação. Apenas os lactantes cujas mães já tiveram sarampo ou foram vacinadas possuem, temporariamente, anticorpos transmitidos pela placenta, que conferem imunidade geralmente ao longo do primeiro ano de vida.



Além da vacina também precisa haver intensificação dos cuidados com relação a ambientes e locais fechados, e cuidados pessoais como higienização das mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar fazendo uso do lenço descartável ou cobrir a boca com o antebraço.



Vacina:



As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (triplice viral ou VTV), a primeira com um ano de idade, a segunda dose com 15 meses, nesta idade a vacina usada é a Tetraviral (Sarampo, Caxumba, Rubéola, e Varicela).



* Até 29 anos: duas doses de vacina Triplice Viral (VTV).

* De 30 a 49 anos: uma dose de vacina.

* Acima de 50 anos: a critério médico.

 



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais