Secretaria de Agricultura e Abastecimento distribui 550 mil mudas de morango
09-06-2015 21:04

Na tarde desta terça-feira (9) a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais fez a distribuição de 550 mil mudas de morango para agricultores do Município por meio do programa de Agricultura Familiar.

Este ano as mudas de morango são de dois tipos, sendo 400 mil mudas da variedade Albion e 150 mil da San Andreas, que beneficia neste ano cerca de 302 produtores agrícolas. A Secretaria limitou para até 2 mil mudas por produtor, pois existe a questão do tamanho da área de plantio e quantidade de força de trabalho para cuidar sem desperdício.

Daniela Fávaro Setim, secretária de Agricultura e Abastecimento, salientou a importância da Agricultura Familiar e essa parceria entre Prefeitura e produtores, uma vez que 60% do valor das mudas é subsidiado pela administração pública. “Estamos em segundo lugar na produção de morango do Estado e essa cultura é um reforço na renda dos agricultores, os resultados são positivos, tanto que este ano tivemos um aumento no número de produtores interessados”, comentou a secretária.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, a projeção para a produção de morango é de 1,2kg por muda. “Temos uma produção agrícola forte e com esse incentivo e parceria da Prefeitura o agricultor fortalece ainda mais a renda familiar e o desenvolvimento da área rural de nosso município, com um investimento muito baixo para cada produtor”, comentou o prefeito Luiz Carlos Setim que na ocasião lembrou os esforços e empenho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento junto à comunidade agrícola para garantir crescimento e qualidade em tudo que o Município produz.

Os interessados em participar do programa de incentivo da Secretaria e comprar mudas de morangos com preços mais baixos precisam estar enquadrados no programa de Agricultura Familiar e seguir certos critérios, como por exemplo, produzir exclusivamente em São José dos Pinhais, efetuar o cadastrado e fazer a solicitação das mudas na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Rua Veríssimo Marques, 1801).

Durante a entrega das mudas de morango esteve presente o vice-prefeito Toninho da Farmácia, a primeira dama e secretária de Educação – Neide Setim, o secretário de Viação e Obras Públicas – Leandro Rocha, o diretor de regionais da Secretaria de Governo, Carlos Pereira e a vereadora Nina Singer.

Serviço

Para mais informações sobre o Programa Agricultura Familiar, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (41) 3381-5824.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais