Secretaria de Cultura realizou Festival de Inverno na Usina da Música
11-07-2017 09:36

Na última semana, o Teatro Municipal da Música recebeu o Festival de Inverno da Usina da Musica, que aconteceu na quinta, sexta e sábado. O evento, realizado pela Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais, contou com apresentações dos alunos da Usina.

A abertura do Festival foi feita pelo secretário de Cultura Professor Imar Augusto, que elogiou o trabalho realizado pela equipe da Usina da Música e da Secretaria de Cultura. “Eu aprendi com um mestre na minha primeira faculdade que a energia que nós gastamos para pensar pequeno é de mesma quantidade para pensar grande; então, não vamos pensar pequeno. Nós vamos levar a cultura para todos”, declarou o secretário, que elogiou também os alunos da Usina da Música. “Nós precisamos e dependemos dos nossos aprendizes, sem eles aqui o teatro é em vão”, concluiu.

Na quinta e sexta-feira os alunos de violão se apresentaram no evento. No sábado o evento foi dividido em duas partes, na primeira teve a apresentação de Baliza, corpo coreográfico, grupo de percussão rudimentar, grupo de percussão sinfônica, Quinteto Ensembles, grupo de metais e apresentação da Banda Marcial de São José dos Pinhais. Na segunda parte do evento no sábado os grupos de cordas friccionadas, violino, viola e violoncelo se apresentaram.

O evento buscou apresentar ao público as técnicas aprendidas pelos alunos no primeiro período do ano. “O Festival de Inverno é a demonstração do resultado do que foi ensinado nesses 6 meses para os alunos. É uma maneira de avaliarmos os alunos e isso é algo que traz muita expectativa para os pais que vem prestigiar as apresentações”, conta Erica Imamura Gondro, coordenadora administrativa da Usina da Música.

A iniciativa da Usina da Música inspira muitos alunos a seguirem carreira na área musical, assim é com Bianca Ravaglio da Rocha que participa do curso de percussão na Usina da Música desde 2014. “Quando fui fazer a inscrição queria entrar para sopro, mas como não tinha vaga acabei indo pra percussão e amei, pois na percussão eu aprendi diversos instrumentos com os melhores professores” conta a percussionista. “Minha perspectiva sobre a música evolui muito depois que comecei a participar do curso e quase fui fazer faculdade de música, o que um dia pretendo ainda fazer”.

Bianca Ravaglio da Rocha conta que, para ela, eventos como o Festival de Inverno são um grande aprendizado, pois ao demonstrar seu trabalho para as pessoas podem ver se ele está bom e mensurar aspectos que precisam melhorar. “Todo concurso e apresentação é incrível, pois podemos mostrar aos outros o que nós aprendemos e divulgar a banda cada vez mais. Aprendemos com nossos erros e como podemos melhorá-los” relata Bianca. “A iniciativa da prefeitura de ofertar os cursos de musicalização é muito boa, desta forma tirar as crianças e adolescentes das ruas, ajuda a sua coordenação motora, memorização, imaginação e faz com que ela se socializar mais”.

Os cursos disponibilizados na Usina da Música são gratuitos, os interessados devem ficar ligados no período de inscrição.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.