Secretaria de Educação realiza avaliação em 59 Escolas Municipais
22-06-2016 08:41

Com o intuito de promover uma educação de qualidade no Município, na última terça-feira (21), a Secretaria de Educação de São José dos Pinhais realizou avaliação municipal com os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental. Ao todo, 59 unidades de ensino aplicaram as provas por amostragem, tendo como conteúdo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências.

“O objetivo da prova municipal é nos avaliar. Dessa forma, a prova vem ao encontro de um dos eixos da nossa missão para a promoção de uma educação de qualidade no Município. Com ela poderemos constatar se estamos atingindo a meta de fazer com que nossos alunos concluam a primeira etapa do Ensino Fundamental sabendo ler, escrever e calcular”, disse Neide Maria Ferraz Setim, secretária de Educação de São José dos Pinhais.

Para a diretora do Departamento de Ensino Fundamental do Município, Otilia Scherner Possebon, também avalia-se a situação dos alunos que deixarão a Rede Municipal de ensino e passarão a integrar a Rede Estadual, a partir do 6º ano. Ela ainda explica que numa segunda etapa serão avaliados os alunos dos 3º anos para diagnosticar o processo de alfabetização nas escolas municipais.

“A prova é feita por amostragem. Ela verifica como está a situação da Escola e de cada turma. Além de questões objetivas, a prova pede para que os alunos realizem uma produção de texto, da qual pretendemos verificar como está a escrita deles. Nesta etapa são avaliadas as crianças dos 5º anos, que no ano que vem ingressarão na segunda etapa do Ensino Fundamental, em escolas do Estado. Mas ainda este ano faremos uma avaliação com os alunos dos 3º anos para verificar como está o processo de alfabetização no Município”, afirma Otilia.

De acordo com Roseli Aparecida da Rocha, diretora da Escola Municipal Lourdes Bonin, a avaliação servirá de parâmetro para detectar os pontos positivos no aprendizado dos alunos e no que precisa aperfeiçoar. “Nós, como profissionais da educação, sabemos da importância dessa avaliação. A gente espera, por esta amostragem, descobrir como está a realidade da nossa escola sobre o aprendizagem dos nossos alunos, e esperamos que o resultado seja satisfatório”, declara Roseli.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.