Secretaria de Saúde promove capacitação para área de odontologia e de vigilância sanitária
24-07-2017 13:49

Nesta sexta-feira (21), a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais promoveu duas capacitações para os servidores. Na Central de Treinamento, tanto no período da manhã quanto à tarde, foi realizado um curso sobre odontologia do esporte destinado a todas as equipes odontológicas da rede de saúde pública do Município, e; no Auditório do Parque São José; o Departamento de Promoção em Vigilância da Saúde realizou uma capacitação de Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicados à Produção de Alimentos.

O curso de odontologia do esporte faz parte de uma formação continuada que a Prefeitura rem realizado neste ano. O objetivo foi de orientar os profissionais quanto a prevenção de traumas dentários e o uso adequado do protetor bucal em todas as práticas esportivas. Segundo o palestrante, o dentista e especialista da área de odontologia do esporte Eli Luis Namba, “o uso de protetor bucal é importante em todas as modalidades esportivas, e não só nas lutas como é comum as pessoas imaginarem”. O risco de trauma é 30% maior quando se realiza uma atividade. Sobre protetor bucal, Eli afirma que “o ideal é que seja confeccionado por um dentista, já que os prontos, que são de um tamanho padrão, não são eficazes e podem causar problemas respiratórios e até queda no rendimento da prática esportiva”.

Na área de vigilância sanitária, o curso foi ministrado para servidores da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Vigilância Sanitária, da Vigilância Ambiental e da Vigilância em Saúde do Trabalhador pelo Professor Sérgio Ricardo Araújo, da PUC-PR. O curso abordou assuntos relacionados ao controle de pragas nas instalações do Município, como escolas, unidades de saúde e demais.

De acordo com o diretor da Vigilância Sanitária, Odevair Mathias, “a realização dessa capacitação era necessária para atualização do processo de trabalho. E também para exista uma sintonia no trabalho realizado entre os técnicos, as empresas prestadoras de serviço e o setor regulado”, explica.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais