Secretaria de Saúde realiza ação pelo Dia “D” contra a dengue
24-11-2015 19:16

A Prefeitura de São José dos Pinhais realizou uma grande campanha pelo Dia “D” de mobilização contra a dengue. Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Promoção e Vigilância, realizou ações de orientação na Rua XV. No sábado (21) foram instaladas duas barracas com materiais de informação sobre a doença, uma no calçadão da Rua XV e outra no Parque São José. A ação também se estendeu em vários mercados da Cidade (Condor, Mercadora, Muffato, Jacomar, Molina e Stall) e em alguns semáforos com a distribuição de panfletos explicativos sobre a doença. Houve também ação educativa nos terminais de ônibus Central e Afonso Pena.

“A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti fêmea contaminado. Os cuidados para a prevenção da doença devem acontecer o ano todo. Contudo, com a chegada do verão que é a época mais favorável à proliferação do vetor, é importante intensificar as ações para lembrar à população sobre a importância de não deixar água parada. O Dia “D” de combate a dengue é importante para sensibilizar a comunidade sobre a importância das medidas de prevenção, auxiliar com informações e tirar dúvidas da população”, disse Caroline Gribogi, coordenadora da Unidade Municipal de Vigilância de Zoonoses.

Este ano, São José dos Pinhais teve um caso autóctone da doença, fazendo com que sejam redobrados os cuidados de prevenção. “A dengue é transmitida pela picada do mosquito contaminado. Para evitar a incidência da doença é importante que cada um faça a sua parte, evitando água parada em vasos, pneus, baldes, embalagens plásticas, impedindo assim a proliferação do mosquito”, destaca Odevair da Silva Mathias, diretor do Departamento de Promoção e Vigilância.

A pessoa portadora do vírus da dengue tem como sintomas febre alta de duração de dois a sete dias, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, cansaço, fraqueza e falta de apetite. Ao apresentar um ou mais desses sintomas, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais