Secretaria de Transporte e Trânsito de SJP realiza ação de conscientização sobre Trânsito Seguro
08-05-2013 20:24

A Secretaria de Transporte e Trânsito da Prefeitura de São José dos Pinhais realizou, nesta quarta feira (08), a primeira ação de conscientização sobre a travessia de pedestres do ano. Pela manhã, a ação aconteceu na Rua Veríssimo Marques, em frente a Câmara de Vereadores, e a tarde, na Rua Almirante Alexandrino.

O objetivo da ação do Departamento de Trânsito é orientar e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da travessia segura nos locais indicados, seja faixa de segurança ou semáforo para pedestres.

“Quando se tem uma travessia de pedestre, ela é utilizada por todas as pessoas, inclusive por deficientes físicos, auditivos e visuais, idosos, e também por crianças que tem um ângulo de visão totalmente diferente de um adulto. Temos também portadores de necessidades especiais, que tem dificuldades de fazer a transposição. Existe uma série de pessoas que utilizam a faixa e tem dificuldades”, declarou o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Eduardo Camargo Úmbria.

Foram entregues panfletos sobre a conscientização aos motoristas que passavam pelo local. “A ação esta sendo bem aceita. Quem esta dirigindo não gosta de parar pra deixar a vez pro pedestre passar ou até uma campanha educativa. Mas as pessoas estão sendo bem receptivas, estão entendendo a campanha. O importante é que haja uma conscientização total das pessoas em geral para o uso da travessia de pedestres”, disse Eduardo.

Os pedestres também foram orientados sobre o uso adequado da travessia segura destinada aos mesmos. “Queremos conscientizar os pedestres para utilizarem corretamente os espaços destinados a travessia, seja faixa de segurança ou o semáforo para pedestres, porque há uma grande incidência de acidentes e mortes no trânsito é porque as pessoas não utilizaram o local correto para a transposição”, finalizou Eduardo.

Participaram da ação, servidores da Secretaria de Trânsito, da Secretaria de Saúde, da Guarda Municipal, além de membros da Associação de Deficientes Físicos de São José dos Pinhais.

Conscientização

Na próxima sexta feira (10), a ação irá acontecer em frente ao CAIC, no bairro Costeira, a partir das 10h30min e contará com a participação dos alunos. À tarde, a partir das 14h30min, a ação acontecerá no bairro Pedro Moro.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais