Secretaria de Transportes e Trânsito realiza vistoria em vans escolares
19-02-2013 12:11

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito da Prefeitura de São José dos Pinhais, realizou nesta segunda-feira (18) mais uma vistoria de veículos escolares do município. A ação tem como objetivo verificar se os veículos estão padronizados de acordo com o exigido pela regulamentação.

Os itens verificados na vistoria são: cintos de segurança para todos os passageiros, limpeza e lataria do veículo, tacógrafo, extintor de incêndio, luzes, pneus, trava nas janelas com abertura máxima de 15 cm, faixa escolar, faixas refletivas e o padrão de identificação da prefeitura.

A vistoria acontece até o dia 22 desse mês, e é feita rigorosamente a cada semestre. Caso algum veículo apresente irregularidade, os proprietários tem uma semana a mais antes da Secretaria de Transportes começar as fiscalizações direto nas ruas.

A frota de transportes escolares em São José dos Pinhais é de 246 veículos autorizados. A partir deste ano a vistoria feita pela Secretaria de Transportes e Trânsito só é efetuada após uma vistoria de Inspeção Veicular Técnica em órgãos autorizados pelo próprio Detran, onde são vistoriados itens obrigatórios e de segurança, como freios, suspensões, a emissão de poluentes, bancos, portas, direção e ruídos. Sem a vistoria do Detran, não é feita a vistoria pela Secretaria de Transportes.

Desde o dia 14 deste mês, quando foi iniciada a vistoria, já foram verificados mais de 50 veículos. “Para nós ficou bem mais fácil com essa vistoria, pois só com a placa do veículo conseguimos acessar pelo site do Departamento de Trânsito e verificar se existe alguma pendência. E para os pais, essa fiscalização semestral passa muito mais segurança e confiança”, afirmou Carlos Antônio de Souza, condutor de veículo escolar há mais de sete anos.

A Secretaria de Transportes e Trânsito solicita aos pais e responsáveis que contratam o serviço de transporte escolar para que verifiquem se os condutores estão com os veículos em ordem, padronizados, se possuem a licença válida por seis meses, que é afixada no vidro frontal do lado do passageiro, se as crianças são posicionadas de acordo com os cintos de segurança, se existe monitor autorizado auxiliando e cuidando dos alunos.
Para denunciar irregularidades ou esclarecer dúvidas, os telefones para contato são 3381-6826 ou 3381-6919.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais