Secretário de Saúde aprova parceria da UPA com Departamento Penitenciário
28-07-2017 15:10

Nesta quarta-feira (26), o secretário de Saúde de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, junto com a diretora geral da Urgência e Emergência, Alessandra Aguilera, se reuniu com dois agentes penitenciários e o diretor da Casa de Custódia do município para firmar uma parceria entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Afonso Pena com o Departamento Penitenciário. O objetivo dessa parceria é que a UPA auxilie em procedimentos que são necessários a intervenção do profissional de saúde.

Por exemplo: há uma incidência grande de visitantes que chegam a unidade com algo ilícito escondido no corpo, geralmente na área pélvica. Quando passam pelo detector, o chamado BodyScan, tais invólucros são identificados. Hoje, quem chega ao complexo penitenciário com algo escondido tem sua carteirinha de visitante retida por um mês. Ou seja, não há punição.

O objetivo da solicitação feita ao secretário é de que quando houver tais situações nos dias de visita; que acontecem nas sextas, sábados e domingos; a mulher seja encaminhada para a UPA, já que a retirada não pode ser realizada pelas agentes penitenciárias. Na UPA, é feito um exame de imagem ou clínico e, posteriormente, a retirada.

Segundo a agente penitenciária que participou da reunião, Lilian Corci, “só o fato de ter esse acesso na UPA, elas mesmas retiram o invólucro. Não vai alterar em nada o funcionamento da unidade de saúde e vai nos auxiliar a ter mais resolutividade no trabalho realizado”, afirma.

O secretário assentiu com a ideia e, ao final da reunião, ficou acertado que um documento será redigido e enviado à Secretaria de Saúde para firmamento do acordo e, depois, será feito um teste para o funcionamento. Participaram da reunião o diretor da Casa de Custódia, Lúcio Micheline; o agente penitenciário, Rafael Alves Duarte e o representante do vereador Professor Abelino, Gelson Dias.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais