Seguem as obras no Portal Caminhos da Colônia Murici
12-08-2015 12:29

Em breve a Prefeitura de São José dos Pinhais irá entregar uma das obras mais esperadas para os moradores da Colônia Murici e região. É a construção do Portal Caminhos da Colônia Murici, que tem como foco oficializar um dos roteiros mais visitados do turismo rural do Município, mas que carecia de uma identificação e infraestrutura de acesso à localidade. A obra ocorre no entroncamento de acesso à Colônia Mergulhão próximo da igreja história da Costeira do Cupim, na extensão da Rua Dr. Murici.

“Quando assumimos mais uma vez a Administração da Prefeitura, uma das nossas propostas de Plano de Governo foi a construção do Portal do Murici. A obra vem ao encontro do anseio da comunidade, que há muito tempo tem reivindicado, junto ao Poder Público, sua construção. Ela representa a valorização da Cultura Polonesa e da primeira colônia de imigrantes do Município, e que até hoje é um dos símbolos da preservação da nossa identidade”, destaca o prefeito Luiz Carlos Setim.

De acordo com o diretor municipal de Turismo, Antônio Carlos Chupel, o Portal será um marco para o desenvolvimento do turismo na região, bem como a fomentação da economia local. “A Prefeitura de São Jose dos Pinhais hoje está trabalhando muito com turismo rural, pois é uma forma de valorizar o setor que historicamente tem sido de grande importância para o desenvolvimento do Município. A criação do Portal no acesso à Colônia Murici dará identidade para a região, que abrange desde a comunidade da Colônia Murici, passando por Gamelas, Avencal, Malhada, Saltinho da Malhada, Roça Velha até a BR-376, no Inhaíva. Há mais de dez anos que a comunidade solicita a sua construção e foi um dos pedidos feitos pela Associação de Moradores, Comerciantes e Agricultores da Colônia Murici e região (Amcam), em uma das audiência pública desta gestão”, afirma

O Portal Caminhos da Colônia Murici será o mais novo roteiro turístico rural de São José dos Pinhais. Destaque para a tradicional Colônia Murici, fundada em 1878, que recebeu este nome em homenagem ao médico José Cândido da Silva Muricy.

A região se tornou a maior produtora de hortifrutigranjeiros da Região Metropolitana de Curitiba, conquista que também é herança dos descendentes de imigrantes que hoje compõe o roteiro Caminhos da Colônia, o qual possui a influência de poloneses, italianos e de outras etnias.

Na região há empreendimentos que fomentam o turismo rural, como chácaras de lazer e eventos, pesque-pagues, restaurantes e cafés coloniais, vinícolas, além da Casa de Cultura Polonesa, casa de shows, lojas de artesanato, comércio de orgânicos e produtos coloniais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais