Seminário Municipal encerra PNAIC 2014
17-12-2014 17:47

Mais de 250 professores compareceram ao 1º Seminário Municipal de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), evento que marcou o término das aulas e atividades desenvolvidas pelos professores alfabetizadores durante o ano letivo de 2014. O Seminário aconteceu na noite de terça-feira (16) no Teatro Leopoldo Scherner, localizado nas dependências da PUC São José dos Pinhais.

Na entrada do Teatro, os professores realizaram a exposição de diversos trabalhos desenvolvidos a partir das orientações do PNAIC, durante os encontros de formação. Na abertura do evento, a diretora geral da Secretaria de Educação, Joselita Drugovich Andriguetto, agradeceu, em nome da administração, a presença dos professores e os trabalhos realizados. “Educar é uma profissão que vem da paixão por ensinar para a vida. Com certeza a formação do PNAIC tem contribuído para a qualidade do aprendizado das nossas crianças. Neste processo, o professor elabora sua proposta, trabalhando os conteúdos de forma interdisciplinar, com resultados muito positivos”, disse.

Durante o Seminário, 10 professoras apresentaram os projetos que desenvolveram em suas Unidades, do planejamento à aplicação e os resultados obtidos. “São sequências muito bem elaboradas, contextualizadas, que amarram o lúdico ao conteúdo a ser aprendido, desta forma o aluno apreende o objeto de estudo, pois vivência a prática e constrói o conhecimento para a vida”, comentou Aline Cruz, coordenadora do PNAIC na Secretaria.

Música, literatura, atividades físicas, cultura indígena, álbum de figurinhas, cordel, entre outras atividades, foram utilizadas pelas professoras para ensinar Matemática para alunos do 1º ao 3º ano, promovendo a interdisciplinaridade que o PNAIC propõe. “Ensinar Matemática de uma forma diferente é uma experiência que o PNAIC me proporcionou que vou levar para toda minha vida, e o reflexo desse conhecimento está na sala de aula, com os alunos aprendendo”, disse a professora Roberta de Campos, da Escola Alexandre Bordes.

O PNAIC 2014 contou com a participação de 19 orientadoras de estudos que fizeram a formação em afabetização Matemática de cerca de 400 professores do ciclo de alfabetização.

PNAIC

Alfabetizar e letrar a criança até os oito anos ao final do 3º ano do Ensino Fundamental é a meta que São José dos Pinhais está se propondo a cumprir ao ter aderido ao PNAIC. Na Secretaria de Educação cerca de 400 professores do ciclo de alfabetização (1º ao 3 ºano) participaram do PNAIC em 2014. As aulas aconteceram quinzenalmente, totalizando a carga horária de 140 horas. Em 2013 a formação foi voltada à Alfabetização e Letramento e em 2014 a formação foi em Alfabetização Matemática. Para 2015 o PNAIC deverá trabalhar a interdisciplinaridade.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais