Servidores da Assistência Social participam de capacitação sobre o Cadastro Único
26-11-2015 13:32

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nos dias 18, 19 e 20 deste mês, uma Capacitação com os servidores municipais que trabalham como entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O curso foi realizado no Centro de Referência do Idoso (Casa do Idoso), e teve como objetivo garantir a qualidade das informações inseridas no programa, qualificando os técnicos e educadores municipais para atuarem no preenchimento dos formulários do Cadastro.

Nos três dias de capacitação 21 servidores participaram de aulas expositivas e exercícios práticos. No final das atividades foi aplicado um teste para avaliar a retenção de conteúdo pelos participantes. O curso foi ministrado pela Chefe de Divisão de Ações Comunitárias da Secretaria Municipal de Assistência Social, Joselia V. Bianchetti e pela Chefe da Divisão de Proteção Social Básica também da Secretaria, Simoni Bausells Piragine. Servidores que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do Município, Centro POP e da própria Secretaria de Assistência Social estavam entre os alunos.

Instrumento utilizado em conjunto com o Governo Federal, o CadÚnico identifica e caracteriza famílias de baixa renda e permite conhecer a realidade socioeconômica destas famílias, trazendo informações do núcleo familiar, características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados de cada membro da família. Ele funciona também como um censo social próprio que, com os dados coletados por um sistema informatizado, o poder público pode formular e implantar políticas que contribuam para a redução das vulnerabilidades sociais.

“Um erro comum das pessoas é acreditar que a inscrição no Cadastro Único serve somente para o encaminhamento ao Bolsa Família, pois é através desta ferramenta que também garantimos o acesso aos programas; Carteira do Idoso, Tarifa Social de Energia Elétrica, programa Minha Casa Minha Vida, aposentadoria para donas de casa, isenção de taxas para Concursos Públicos, programa estadual Leite das Crianças, Guarda Mirim e Passe Escolar. Além de outros benefícios que possam ser instituídos pelo governo Federal, Estadual ou Municipal”, explicou o secretário municipal de Assistência Social, Imar Augusto.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais