SJP comemora 325 anos com atividades culturais e esportivas
03-03-2015 20:47

Para festejar o Dia do Padroeiro e do Aniversário de São José dos Pinhais, comemorados no dia 19 de março, a Prefeitura Municipal prepara uma semana repleta de atrações que incluem esporte, lazer, turismo, cultura e ações sociais que acontecem de 14 a 22 de março.

A novidade é que na concentração da Caminhada na Natureza, que será realizada no dia 19 de março (quinta-feira), haverá barracas de gastronomia e a carreta palco da Secretaria de Cultura com shows musicais. Além disso, um dos pontos de carimbo da Caminhada na Natureza será o Museu da Imigração Polonesa, onde os caminhantes poderão conferir a exposição durante a parada. A concentração será no Parque do Pinhão, que fica no Caminho do Vinho – Colônia Mergulhão, a partir das 18h.

Outra atração que foi confirmada na programação é a Festa da Rádio 98 no Ginásio Max Rosenmann que acontece no dia 21 de março (sábado). Haverá barracas de gastronomia, Ônibus do Lazer, além de atrações em parceria com o a Rádio 98 FM. A Festa acontece das 13h às 18h e a entrada é livre.

Ação Cooperada

A empresa Aurora, em parceria com a Prefeitura, realiza no dia 14 de março (sábado) a “Ação Cooperada”, com a ajuda das Secretarias Municipais que estarão mobilizadas na realização e prestação de serviços. A ação acontece no dia 14 de março no Jardim Fabíola/Carmem, na Rua Marlene Veiga da Rosa entre as ruas Nelson França e Ewaldo Carneiro de Paula, próximo à Escola Municipal Professora Ezaltina Meiga, das 10h às 16h.

Serão realizados serviços como orientação médica; odontológica; aferição da pressão arterial; orientações sobre zoonoses; teatro de fantoches para educação no trânsito; consulta de vagas de trabalho; informações sobre programas habitacionais e sociais; distribuição de suco verde; distribuição de mudas de hortaliças e troca de recicláveis através do Sacolão Verde; divulgação do programa Passe Escolar; divulgação de ações de Urbanismo; Ônibus do Lazer; apresentações de dança; oficinas esportivas e de arte; camarim de pintura; e exposição de bonecos e artes plásticas.

1º Meia Maratona

No domingo, dia 15, a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) realiza a 1ª Meia Maratona de São José dos Pinhais, com um percurso de 21,3 km pelas principais ruas centrais do Município. A concentração será a partir das 7h no Complexo Esportivo Ney Braga, e o evento contará com batedores da Guarda Municipal e Polícia Militar, ambulatório médico móvel (ambulâncias) e equipe de apoio composta por técnicos e professores de Educação Física da Semel, e hidratação dos atletas antes e depois do evento. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de março pelo site: www.assessocor.com.br e as informações podem ser obtidas no Departamento de Esporte e Lazer do Complexo Esportivo Ney Braga.

Copa São José

O Ginásio Max Rosenmann, no Afonso Pena, sediará a abertura da Copa São José de Futsal 1ª Divisão, que contará este ano com a participação de 12 equipes. Abertura acontece às 19h com o jogo entre times que serão definidos através dos sorteios das chaves. A entrada gratuita, assim como em todos os demais jogos.

Festival Esportivo Metropolitano do Idoso

Na quarta-feira (18), no complexo Esportivo Ney Braga acontece o Festival Esportivo Metropolitano do Idoso (FEMI), competição esportiva promovida para proporcionar a integração entre os membros da Terceira Idade de várias localidades por meio da competição esportiva. O Festival deve receber mais de de 150 pessoas integrantes de cidades como Araucária e Balneário Camboriú.

Caminhada Noturna na Natureza

No dia 19 de março (quinta-feira) a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur) realiza a 1ª Caminhada Noturna na Natureza, com concentração a partir das 18h na Colônia Mergulhão, em estrutura que será montada aonde fica o Parque do Pinhão, e que contará com barracas de gastronomia, carreta show, aonde acontecem apresentações de dança folclórica e show com músicos locais.

O percurso terá pouco mais de 10 km e passa também pela Colônia Murici, aonde os caminhantes terão um dos pontos de parada a Casa da Cultura da Colônia Murici, que neste dia abre uma exposição sobre a História da Imigração Polonesa – além de carimbar o percurso poderão conferir a exposição. As inscrições já estão disponíveis .

A Caminhada inicia às 19h, com chegada prevista para as 22h e encerramento das atividades às 22h30. Na ocasião, a organização da 1ª Caminhada Noturna na Natureza disponibiliza jantar no Restaurante Panela de Barro, com valor de R$20 e solicita que os interessados façam a reserva antecipada pelo telefone (41) 3635 1035.

A Sictur orienta ainda aos caminhantes que levem água, repelente e lanternas, além de utilizar vestuário e calçados apropriados a prática esportiva da caminhada. Mais informações nos telefones (41) 3381-5811 / (41) 3381-5812.

Exposição sobre a Imigração Polonesa

A “História da Imigração Polonesa na Colônia Murici” é o tema da exposição que será aberta ao público no dia 19 de março (quinta-feira), às 19h na Casa da Cultura Polonesa. A exposição conta através de painéis a trajetória do povo polonês que colonizou a região a partir do ano de 1878, quando o local recebeu cerca de 60 imigrantes, divididos em 20 famílias, oriundos da Galícia e da Prússia Oriental (região da Cracóvia). A Casa da Cultura Polonesa fica na Rua João Lipinski, 1001 – Colônia Murici e fica aberta de segunda a sexta-feira e também no quarto domingo de cada mês. A entrada é gratuita.

Festa 98 FM

No dia 20 de março (sábado), dentro da programação de festividades alusivas ao aniversário de 325 anos de São José dos Pinhais, a Secretaria de Esporte Lazer em parceria com a Rádio 98 FM, vai realizar a Festa Rádio 98 FM no Ginásio Max Rosenmann. O evento contará Praça Gastronômica, Aulão de Ginástica Aeróbica Ritmos, Ônibus do Lazer e brinquedos, e shows musicais com a banda Lenda Zero e a dupla Ale e Ruan, além da equipe da rádio que estará presente animando e evento. A entrada é gratuita e o Ginásio Max Rosenmann está localizado na frente do Terminal Afonso Pena.

Passeio Ciclístico

Para finalizar a semana de comemorações ao Aniversário da Cidade e ao Dia do Padroeiro, no dia 22 de março (domingo) a Secretaria de Esporte e Lazer está organizando o Passeio Ciclístico do Aniversário da Cidade, que já é tradicional e deve contar com a participação de centenas de ciclistas. A concentração começa às 9h30 no pátio do complexo de Esporte e Lazer Ney Braga e largada será no mesmo local, às 10h. Haverá sorteio de brindes oferecidos pelas empresas parceiras do evento.

Aniversário da Cidade – Dia do Padroeiro

Dia 19 de março, dia do Padroeiro de São José dos Pinhais, é o dia que foi instituído pelo projeto de vereador Paulo Scherner Filho, de 1951, como data a ser comemorada também o Aniversário da Cidade, tendo o ano de 1690 como referência, quando foi erguida a primeira capela no povoado que deu origem à cidade de São José dos Pinhais.

Até o ano de 1852 o povoado pertencia à Província de São Paulo, quando então foi emancipado e tornou-se o município de São José dos Pinhais no dia 8 de janeiro de 1853.

Por isso o município de São José dos Pinhais comemora duas datas com feriado municipal: a de 8 de Janeiro, sua emancipação política, e a de 19 de Março, Dia do Padroeiro e aniversário de fundação da cidade.

Programação

14/03 – Ação Cooperada – Jardim Fabíola/ Carmem – das 10h às 16h.

15/03 – 1ª Meia Maratona de São Jose dos Pinhais – Ginásio Ney Braga – 7h

17/03 – Abertura da Copa São José de Futsal – 1ª Divisão – Ginásio Afonso Pena – 19h

18/03 – Festival Esportivo Metropolitano do Idoso – Ginásio Ney Braga – 8h

19/03 – Caminhada Noturna na Natureza – Caminho do Vinho – 18h

19/03 – Exposição sobre a Imigração Polonesa -Casa da Cultura da Colônia Murici -19h

21/03 – Circuito Paranaense de Vôlei de Praia 1ª Etapa – Complexo Ney Braga – 8h

21/03 – Festa da Rádio 98 – Ginásio Max Rosenmann – 13h às 18h

22/03 – Torneio Aberto de Futsal Quarentinha na Contenda – Contenda – 8h30

22/03 – Passeio Ciclístico de São José dos Pinhais – Ginásio Ney Braga – 8h



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais