SJP é o único da RMC a ter CAPS I, que comemora 5 anos
01-10-2015 18:49

Nesta quarta-feira (30) o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS I) comemorou seus cinco anos de atendimento à população são-joseense com a presença da população, representantes da gestão e órgãos parceiros. Dos 29 municípios da região metropolitana de Curitiba. São José dos Pinhais é o único a ter o serviço de CAPS I, servindo como parâmetro para os demais municípios.

O CAPS I Atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, com casos de transtornos mentais graves e persistentes (depressão grave, psicoses, quadros ansiosos severos e dependência química). A Unidade atende com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras com livre demanda, ou seja, a inclusão em tratamento é realizada com a procura direta dos responsáveis do paciente. Cada turno do dia há um técnico de plantão a fim de realizar o acolhimento e a escuta, agendar a triagem e orientar.

O secretário da Saúde, Brasílio Vicente de Castro Filho, diz sobre a comemoração dos 5 anos: “Esses 5 anos são importantes porque sendo o único da região teve possibilidade de ter avanços importantes com a vivência de cada caso”.

Robson Amancio, conselheiro tutelar, fala sobre a parceria que o CAPS I tem com o Conselho Tutelar e sua importância nesses 5 anos para pacientes que precisam de priorização nos tratamentos: “Nós percebemos que houve um grande avanço no município. As pessoas que aqui são atendidas têm uma prioridade absoluta em encaminhamentos”.

Rosalina de Oliveira Lourenço, coordenadora do CAPS I conta que em 5 anos foram realizados mais de 48 mil atendimentos, tendo passado pela Unidade mais de 2 mil jovens de nosso município. O prefeito Luiz Carlos Setim homenageia a coordenadora e sua equipe, que se encontra com a maioria dos profissionais da mesma equipe nos 5 anos de trabalho. Setim diz ter colhido bons frutos da Saúde no município e agradece a dedicação de todos.

O coordenador da Saúde Mental, Claudio Marcelo Moreal, explica como o trabalho em rede no município funciona: “A gente quando faz um trabalho dentro de um CAPS, não faz apenas na área da saúde, existe uma equipe multiprofissional que lida com situações intensas. E a rede de apoio que nós temos é formada pela Assistência Social, Educação, Conselho Tutelar, o Ministério Público cada vez mais presente e outros entes. A gente precisa trabalhar em conjunto para conseguir dar conta das demandas que cada vez são maiores e mais graves. Ou seja, não é só o tratamento de saúde que vai resolver a situação desses menores, mas sim o trabalho em conjunto”.

A Secretaria de Esporte e Lazer disponibilizou o “Ônibus do Lazer” o dia todo com profissionais da equipe para desenvolver ludicamente brincadeiras e exercícios às crianças que são atendidas no serviço.

Também estiveram presentes o vice-prefeito Antonio Benedito Fenelon, o secretário em exercício de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Luiz Keppen, Ricardo Ideki da assistência Social, diretora Geral da Saúde Alessandra Aguilera, diretora do Departamento de Atenção Primária e Especializada à Saúde (DAPES) Débora Chemin, diretora da Atenção Especializada Sandra Mara Sauka Carneiro e Amilton Jose Ferreira de Paula diretor da Regional Afonso Pena.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais