SJP oferece castração gratuita de animais
10-03-2016 20:13

A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, conta com um programa de castração gratuita de animais, como cães e gatos. A administração objetiva beneficiar a população são-joseense e é por isto que a inclusão neste programa de castração é válida somente para moradores do Município, sendo estes os únicos detentores do direito desta ação.

“Hoje o que a gente nota nas redes sociais é o pessoal divulgando que São José dos Pinhais oferece castração gratuita. Está vindo gente de outros municípios e nós não poderemos atender o pessoal de fora por conta da nossa estimativa de cães e gatos na Cidade. Fica inviável abrir exceção para que pessoas de outras localidades venham até São José dos Pinhais para se beneficiar do nosso programa de castração. Esta é uma forma que encontramos de priorizar o nosso munícipe e seus animais de estimação”, conta o secretário de Meio Ambiente, Professor Assis.

O Programa tem como objetivo controlar a população de animais de estimação na Cidade e com isto diminuir o número de abandonos, a incidência de zoonoses e também para que não haja transmissão de doenças aos seres humanos. Desde o início da iniciativa já foram castrados 4.287 animais no Município, sendo que por mês o número é de aproximadamente 300 bichos domésticos que passam pela castração.

De acordo com Professor Assis, a população de cães e gatos em São José dos Pinhais é muito grande. A estimativa é de que a população canina esteja girando em torno de 100 mil, somente no Município. Antes, o público em geral da Cidade podia castrar seus bichos, e agora será dado preferência para a castração de animais das famílias de baixa renda.

Os proprietários residentes no Município e que desejam castrar os animais passam por um mini-curso sobre guarda responsável, onde são abordados temas como o bem estar dos animais e os cuidados devidos que devem ser tomados no pós-cirúrgico. Feito isto, os animais passam por uma consulta onde é avaliado se estão aptos, sem doenças, e no caso das fêmeas, não estejam no cio ou em gestação. O dono também passa por uma entrevista, onde os motivos para a castração são avaliados. Preenchido os requisitos, o animal é submetido ao agendamento da cirurgia.

A castração é feita gratuitamente pelas quatro clínicas credenciadas da Prefeitura e também através da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio de uma parceria entre a administração e a instituição. Além da cirurgia, é instalado em cada animal um micro-chip, com os dados do proprietário.

Em breve, a Secretaria de Meio Ambiente pretende também castrar animais de rua, vide que estes também acabam sendo responsáveis pelo aumento de bichos nas ruas e do aumento da população canina e felina no Município. Com isto, a intenção é que diminui cada vez mais o número de animais que moram nas vias de São José dos Pinhais.

O programa de castração passou por algumas alterações e agora as famílias de baixa renda inseridas no cadastro único da Secretaria de Assistência Social passam a ter prioridade para uso deste benefício. E, para saber mais a respeito disto, os donos devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone: (41) 3398-2694.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais