SJP oferece vacinas gratuitas contra a febre aftosa e brucelose
07-11-2012 12:04

A vacinação contra a febre aftosa começou nesta segunda-feira (05) para 951 criadores cadastrados de São José dos Pinhais. A cidade é a única que oferece a vacina gratuitamente dentro do núcleo de Curitiba da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, que abrange 29 municípios.

A campanha de vacinação contra a febre aftosa é uma parceria do governo do Estado com a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, e será realizada até o dia 20 de novembro. Todos os produtores deverão vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, independentemente da idade, e as fêmeas de até oito meses devem também receber a vacina contra a brucelose. As vacinas serão distribuídas em vinte pontos da cidade, e os produtores devem levar a caixa de isopor.

Para ter direito à vacina basta fazer a inscrição no Programa de Sanidade Animal, e quem ainda não tem cadastro pode ir direto na Secretaria de Agricultura e Abastecimento e preenchê-lo, levando CPF e número do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). O rebanho deve ser vacinado contra a febre aftosa duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro. Em 2011, também no mês de novembro, foram vacinados mais de 10 mil bovinos e bubalinos.

Cândido Dissenha da Cruz tem sua propriedade no bairro Faxina e reforça a importância da imunização. “O mínimo que podemos fazer é não esquecer de vacinar o nosso rebanho, pois recebemos as doses sem custo algum”.

Os principais objetivos do Programa de Sanidade Animal são prevenir e organizar o combate às enfermidades dos animais; baixar a incidência da brucelose e da tuberculose; e criar um número significativo de propriedades certificadas (livres das doenças de brucelose e tuberculose) e que ofereçam ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.

“Essa é uma forma de elevar a segurança da sanidade das propriedades no município e no Estado. Lembrando que a vacinação é obrigatória e de responsabilidade dos produtores”, enfatiza o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, João Teixeira da Cruz.



Serviço:

Para saber mais informações sobre a vacinação contra a febre aftosa, ligue para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento: 3381-5824 ou se dirija até à Secretaria, no endereço: Rua: Veríssimo Marques, nº1801, Centro de São José dos Pinhais.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais