SJP realiza Fórum do Plano de Saneamento da área urbana
25-09-2014 20:49

Na noite de quarta-feira (24) aconteceu o Fórum de Discussão do Plano de Saneamento de São José dos Pinhais, referente a área urbana, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Reunidos no plenarinho da Câmara, técnicos da Secretaria e população participaram do fórum que discute as soluções para o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem urbana. Estes eixos de discussão e as respectivas ações para cada um foram levantados pela própria população que participou das 13 oficinas realizadas para o levantamento de dados de toda a rede de saneamento do município, suas limitações e melhorias.

Durante a etapa do Fórum que abrangeu a área urbana, os participantes assistiram a apresentação da estrutura completa do mapeamento de saneamento da cidade, bem como os resultados alcançados junto à população que fizeram seus apontamentos sobre os problemas de cada região. Em seguida, com os tópicos apresentados de cada eixo, os participantes puderam dar sugestões de melhorias e atribuir o grau de importância de tempo de ação para sanar cada problema nas regiões apresentadas.

Com os resultados desse Fórum, as equipes técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da empresa Consórcio de Saneamento do Paraná, responsável por elaborar o Plano, estudarão as viabilidades de implantação de cada apontamento feito para o Plano de Saneamento Básico de São José dos Pinhais.

“Como resultado final deste Plano, a cidade estará munida de ações e estruturas para trabalhar as demandas de saneamento, de uma forma mais abrangente e completa por muito tempo, por isso a importância da participação da população”, comentou Gastão Vosgerau, secretário municipal de Meio Ambiente.

A próxima etapa desse Fórum acontece nesta quinta-feira (25) para levantamentos da área rural, na Escola Municipal Luiz Singer, no bairro Contenda.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais