SJP terá Abrigo de Passagem só para meninas
28-08-2015 12:46

Na manhã desta quinta-feira (27), o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, entregou, em seu gabinete, a Ordem de Serviço para a construção do novo Abrigo Municipal de Passagem, que atenderá bebês, crianças e adolescentes do sexo feminino. Na reunião, estavam presentes o secretário de Assistência Social, Imar Augusto, o secretário de Viação e Obras Pública, Leandro Rocha, o engenheiro Ícaro Lucas Alves, da Infrateco Comércio e Serviço – empresa responsável pela obra, e a promotora de justiça da Vara da Infância e da Juventude, Clemen Gomes.

O abrigo terá um investimento superior a R$ 849 mil, 413,5 m² e capacidade para atender 40 acolhidas. As obras iniciam em setembro, com previsão de término para março de 2016.

“A administração se preocupa não só com as áreas da saúde, educação, mas também com o atendimento daqueles que mais precisam. Como nós não tínhamos instalações para adaptá-las para um abrigo de passagem feminino, vamos construir um novo espaço dentro das exigências do Ministério Público, da Vigilância Sanitária e do desejo da nossa administração”, disse o prefeito Setim.

O secretário Imar ressaltou os serviços oferecidos nos abrigos. “Dentro do abrigo, nós damos toda a estrutura necessária, como acompanhamento médico, emocional, escolar e de convivência. Também oferecemos alimentação, vestuário, banho e uniforme. Na verdade, é a casa dos nossos bebês, crianças e adolescentes são-joseenses”.

“A importância das entidades de acolhimento transitório é muito grande, em todos os sentidos, porque é o primeiro lugar para onde a criança, que está numa situação de risco, vai. Ela será retirada do mundo que conhece, em que de uma forma ou outra se sentia segura, embora não estivesse”, destacou a promotora de justiça Clemen.

Os Abrigos Municipais de Passagem acolhem crianças e adolescentes na faixa-etária de 0 a 18 anos, que foram afastadas do convívio familiar por meio de medida protetiva, prevista no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, em função de abandono, maus tratos, vítimas de abuso sexual ou no caso de familiares ou responsáveis estarem, temporariamente, impossibilitados de cuidar e protegê-los.

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais