Talk show sobre saúde pública é realizado no Teatro da Música em São José dos Pinhais
17-05-2018 13:53

Um bate papo sobre saúde pública foi realizado nesta quarta-feira, 16, no Teatro da Música de São José dos Pinhais. A saúde como agente de desenvolvimento econômico e regional foi o tema abordado e esse talk show faz parte do 1º Laboratório Regional de Saúde. O objetivo é proporcionar uma ampla discussão sobre a regionalização do atendimento em saúde e sua influência no processo de desenvolvimento econômico. Durante a tarde, foi realizada uma visita técnica nas unidade de saúde do Município.



Segundo Giovani de Souza, secretário de Saúde de São José dos Pinhais, o evento é de extrema relevância. “Nós estamos discutindo a saúde como um todo, não só o conceito de doença e tendo como conduta entender o paciente como um todo. O objetivo é fazer saúde focada em resultados, com um olhar diferenciado e mais amplo do profissional de saúde, para tentar entender a situação em que determinado paciente se encontra, fazendo com o serviço de saúde pública tenha a resolutividade esperada”, explica.



O 1º Laboratório Regional de Saúde teve a participação de palestrantes com vivência internacional e vasta experiência em saúde comunitária e regionalização destes sistemas. Entre eles, o médico e pesquisador italiano, Ardigo Martino. “Essa troca de experiências é muito importante para o mundo globalizado em que vivemos. É necessário entender que  ficar apenas em um lugar os problemas não serão entendidos. É uma obrigação da saúde pública estar aprendendo sobre os problemas e juntar forças com a comunidade, criando uma resposta adequada para os problemas emergentes que a globalização traz”, conta.



Martino também destaca que problemas globalizados vão além do aquecimento global. “Envelhecimento e aumento das doenças crônicas é um problema globalizado e por meio dessas trocas de experiência é possível aprender um com o outro. Em tese, o SUS é, nesse momento histórico, o melhor sistema de saúde pública do mundo”, disse.



O  1º Laboratório Regional de Saúde é organizado pela  Prefeitura de São José dos Pinhais por meio das Secretarias de Saúde e de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, contando com apoio do conselho de desenvolvimento do  Município, o SJProspera; que envolve membros do executivo, da Câmara Municipal de Vereadores, da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço (ACIAP) de São José dos Pinhais e do SEBRAE/PR.



Na quinta-feira, 17 de maio, será realizado o 1º Laboratório Regional de Saúde. O evento é destinado à membros do poder executivo, legislativo, judiciário, sociedade civil organizada, servidores públicos municipais da área de saúde e membros do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná.



Serviço



Evento: 1º Laboratório Regional de Saúde



Data: 17/05/2018



Horário: 8h às 18h



Local: Usina da Música –  Rua Judith Ferreira Walbach, 299, Centro – São José dos Pinhais – PR



Realização: Prefeitura de São José dos Pinhais



Apoio: SJProspera e SEBRAE/PR



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais