Terceira maior exportadora do Estado, São José dos Pinhais premia destaques
01-12-2011 08:02

O setor industrial é um dos maiores responsáveis pela geração de renda e emprego em São José dos Pinhais. E muitas dessas indústrias têm no mercado externo uma importante fonte de divisas – tanto que entre janeiro e outubro de 2011, a cidade foi a terceira do Paraná que mais exportou: quase US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 2,7 bilhões). Para comemorar estes avanços e premiar as empresas destaque, a ACIAP (Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais) organizou um jantar na última quarta-feira (30), com apoio da Prefeitura Municipal, denominado São José dos Pinhais Exportador.

Com 1.339 indústrias, muitas delas líderes de mercado em seus segmentos, São José dos Pinhais é conhecida pela força industrial, sendo o terceiro pólo automotivo do Brasil e ainda o terceiro município em arrecadação de ICMS. Segundo dados da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Sictur), os números da cidade correspondem a 10% da exportação do Paraná.

Essa importância do setor para o município foi ressaltada pelo diretor do Departamento de Indústria e Comércio, Jorge Sarkis. “Temos empresas muito qualificadas em São José dos Pinhais e exportamos mais que cidades importantes, como Curitiba. Somos a terceira do Estado em exportação, o que nos deixa contente. A Prefeitura estará sempre à disposição para ajudar as empresas naquilo que cabe ao poder público”, disse.

Das 10 maiores empresas exportadoras do Paraná, duas estão em São José dos Pinhais (Renault e Volkswagen). “A área industrial é muito importante para o município. São José dos Pinhais está entre as 80 cidades mais desenvolvidas do país e um dos fatores que nos levou a esta posição é a força da empresas que aqui estão”, completou o secretário municipal de Administração, Marlo Ferrari.

A cerimônia de entrega do prêmio SJP Exportador foi realizada no Buffet Imperial e homenageou empresas da região com troféus nas categorias Destaque Exportador, Relações Internacionais, Maior Emissora de Certificado de Origem e Despachante Aduaneiro. Além das premiações, o empresário, professor universitário e mestre em administração João Emílio Thomaz Granato proferiu palestra sobre o mercado atual de importação e exportação.

Os troféus foram entregues para as empresas AEB Bioquímica Latino Americana S/A, Brose do Brasil Ltda., Aurora Alimentos e Figwal Transportes Internacionais Ltda.

“Premiamos quatro empresas que são líderes de mercado e elevam o nome de São José dos Pinhais no exterior. Além disso, fazem trabalhos sociais de reconhecimento à população são-joseense”, ressalta o presidente da ACIAP, Auro Luis Ferreira de Paula. “Além das empresas, temos um prefeito (Ivan Rodrigues) que busca o desenvolvimento da cidade, sempre lutando por novos investimentos”, finalizou.

Além de Jorge Sarkis e Marlo Ferrari, estiveram no jantar de premiação o chefe de Desenvolvimento Industrial da Sictur, Márcio Minatti, o diretor-geral do Hospital São José, Ernesto Wiens e o coordenador da Câmara Setorial de Comércio Exterior (C.Comex) Wellington Padilha.

Confira as empresas homenageadas no São José dos Pinhais Exportador:

Categoria Destaque Exportador:
- AEB Bioquímica Latino Americana S/A

Categoria Relações Internacionais:
- Brose do Brasil Ltda.

Categoria Empresa Maior Emissora de Certificado de Origem:
- Aurora Alimentos

Categoria Despachante Aduaneiro Maior Emissor de Certificado de Origem:
- Figwal Transportes Internacionais Ltda.



Fotos: Sergio Sabino

Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.