Unidades de Saúde realizam grupos de gestantes no Município
16-04-2015 20:49

A saúde da mulher gestante é uma das ações da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais. Ela é desenvolvida desde o trabalho de saúde preventiva, com o acompanhamento pré-natal, onde a mãe vai regularmente ao médico para saber o andamento da sua saúde e a do bebê durante a gestação; e continua nas Unidades Básicas de Saúde, por meio da Estratégia da Saúde da Família, com palestras e grupos de gestantes para instruir as mulheres como se comportar na hora de dar a luz ao bebê e em como proceder nos primeiros dias de vida da criança. Dois exemplos desse trabalho são desenvolvidos pelas Unidades de Saúde do bairro Ipê e pela Unidade Martinópolis, no bairro Borda do Campo.

Na Unidade de Saúde Ipê o programa “Gestando em Família”, que realizou recentemente sua segunda edição, busca envolver não só a gestante, mas também toda a família. “No encontro procuramos trabalhar com as gestantes e famílias participantes temas como aleitamento materno, o primeiro banho do bebê, os cuidados com a higienização bucal da criança, sobre verdades e mitos no trato com o recém-nascido”, disse uma das enfermeiras responsáveis pelo programa, Julyana Barbosa.

Já no Martinópolis, o Grupo de Gestantes é realizado mensalmente, acompanhando as mulheres grávidas com instruções, oficinas e rodas de conversa. “O nosso Grupo de Gestantes visa a integração delas por meio de encontros, onde trocam experiências e recebem orientações sobre a gestação e como proceder com os primeiros dias da criança” declarou a enfermeira Dania Brocado.

O acompanhamento dado à gestante, conhecido como pré-natal, é oferecido em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município. Nele a mulher é orientada pelo médico ginecologista para saber como cuidar de sua saúde e a do bebê evitando assim muitas doenças e, especialmente, complicações na gestação que podem levar ao parto prematuro e ao aborto.

As consultas acontecem mensalmente, ou, em alguns casos, até semanalmente. A mulher deve agendar a primeira orientação médica na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa assim que descobrir que está grávida.



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais