UVZ realiza ação de mapeamento para combate ao mosquito da dengue na área urbana de São José dos Pinhais
17-07-2018 15:15

Uma ação de mapeamento e reconhecimento geográfico está sendo feita pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em toda a área urbana de São José dos Pinhais e o objetivo é de levantar os principais locais de proliferação do mosquito da dengue. Segundo dados coletados pela  UVZ no primeiro quadrimestre de 2018, o município teve um crescimento considerável nos focos de reprodução do Aedes aegypti em relação aos anos anteriores.



Na primeira fase da ação são contadas as ruas do município e suas respectivas residências e terrenos. “A gente conta quantas residências têm na quadra, quantos comércios, terrenos baldios para fazer um levantamento de índice, e depois é feita uma visita em dez por cento das casas para vistoriar se há foco do mosquito da dengue”, explica Cassiana Dahlke Machado, coordenadora da UVZ.



As marcações em questão estão sendo feitas com giz de cera e em seguida substituídas por tinta permanente; e servem para  que o agente de combate à endemia possa identificar o número de determinada quadra.  “Se tem um poste na esquina, a gente coloca no poste, mas algumas quadras não têm poste na esquina, então a gente coloca nas casas”, conta a coordenadora.



As cores que a Prefeitura está utilizando para fazer tais marcações são das cores azul e branco; entretanto, nos primeiros bairros, como é o caso do São Marcos, Ouro Fino, Barro Preto, Costeira, Miringuava e Jurema foram utilizadas cores diferentes.  Existe uma sequência de bairros aonde será feita a ação. “São bairros mais novos, que antes era só rural e agora já tem área urbana”, conta Cassiana. Campo Largo da Roseira, Contenda, Colônia Zacarias, Arujá, Campina do Taquaral e Cachoeira são os próximos bairros.



 



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais