Vacine-se contra o Sarampo!
23-08-2019 17:13

Nas últimas semanas o Brasil tem sofrido um surto de Sarampo. No Paraná, dois casos foram confirmados. Com o intuito de reforçar as ações de prevenção à doença, interrompendo a cadeia de transmissão, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio da Divisão de Vigilância Epidemiológica, convoca todas as crianças de 6 a 11 meses de idade para comparecer as Unidades de Saúde e receber a dose zero da vacina Tríplice Viral.



É importante lembrar que a dose zero não substitui a vacinação da rotina do calendário vacinal, cuja primeira dose deve ser aplicada com 12 meses e a segunda com 15 meses. A atualização do cartão vacinal de pessoas com idade entre 12 meses a 49 anos de idade contra o sarampo será realizada mediante avaliação do histórico comprovado com o cartão vacinal ou registro no sistema de imunização.



Pessoas a partir de 12 meses a 29 anos de idade devem comprovar duas doses de vacina contendo o componente sarampo, quem tem de 30 a 49 anos de idade deve comprovar uma dose da vacina e pessoa a partir dos 50 anos de idade só serão vacinadas caso entrem em contato com um caso suspeito ou confirmado de sarampo como uma estratégia de bloqueio seletivo.



Tem alguma dúvida? A Divisão de Vigilância Epidemiológica responde:



Onde esta disponível a vacina contra o Sarampo em São José dos Pinhais?



Em todas as Unidades Básicas de Saúde.



Quem já teve sarampo precisa tomar a vacina?



Independente se você teve Sarampo ou não, deve-se seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde: de 12 meses a 29 anos deve ter duas doses de vacina e de 30 a 49 anos deve ter uma dose de vacina.



Quem não pode tomar a vacina contra o sarampo?



Gestantes, pessoas imunocomprometidas e crianças menores de 6 meses.



OBS: após tomar à vacina as mulheres não poderão engravidar no período de 30 dias após a aplicação. Assim como o doador de sangue, que deve respeitar o prazo de 30 dias após a aplicação da vacina contra o sarampo para realizar a doação de sangue.



Quem esta amamentando pode tomar a vacina contra o sarampo?



Sim, deve seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde.



Quem esta amamentando precisa interromper a amamentação após tomar a vacina contra o sarampo?



 Não precisa interromper a amamentação.



Quem tem mais de 50 anos de idade pode tomar a vacina contra o sarampo?



Apenas é recomendada a vacinação para esta faixa de idade os casos de pessoas que tenham contato com um caso suspeito ou confirmado de sarampo como estratégia de bloqueio.



Vou viajar para uma cidade que esteja tendo casos de sarampo, devo tomar a vacina?



Independente do destino da sua viagem deve-se seguir as orientações do calendário vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde: crianças de 06 meses a 11 meses com dose zero, pessoas de 12 meses a 29 anos devem ter duas doses de vacina e pessoas de 30 a 49 anos devem ter uma dose de vacina.



Não tenho comprovante de que tomei a vacina contra o sarampo, posso tomar novamente?



Sim, levando em consideração as orientações do calendário vacinal do Ministério da Saúde.



Quais são os sintomas do Sarampo?



Febre alta (acima de 38,5ºC) acompanhada de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite e manchas avermelhadas na pele que iniciam no rosto e progridem em direção aos pés.



Como se transmite o sarampo?



Através do contato pessoa a pessoa por tosse, espirro, fala ou respiração (por meio da dispersão de partículas virais no ar).



Como prevenir o Sarampo?



A melhor forma de prevenir é a vacinação. Evitar aglomeração de pessoas, os ambientes devem estar sempre arejados e ventilados, proteger o nariz e a boca e sempre que tossir ou espirrar usando um lenço de papel ou o braço, nunca com as mãos também ajuda.



Vacine-se!



Publicado: Comunicação Social da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
POW INTERNET
POW INTERNET

Um serviço: Logo POW Internet

"Graça seja convosco, e paz, da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo." 1CO 1:3

O sangue de Jesus Cristo, filho do Deus vivo, te purifica de todos os pecados.